terça-feira, 3 de abril de 2012

METÁFORA DO LÁPIS

CAROS CURSISTAS DO CURSO PROINFO 40H- INTRODUÇÃO AS TECNOLOGIAS 2012, APÓS A LEITURA DO TEXTO ABAIXO, POSTE SEUS COMENTÁRIOS E REFLEXÕES.


A METÁFORA DO LÁPIS


“Há 20007 anos, quando nossos ancestrais ainda habitavam as cavernas, as crianças que ainda não tinham idade para caçar eram diretamente mandadas a uma sala da caverna, para diminuir a destruição e o incômodo que causavam. O mais distinto ancião da tribo que tivesse passado da idade de caçar era encarregado delas, e o melhor que podia fazer era ensinar-lhes a tradição, a mitologia, e a boa conduta na vida diária da tribo.

Decorando, as crianças eram capazes de recontar, palavra por palavra, a história do Grande Orelha, o caçador de mamutes; de contar nos dedos dos pés e das mãos o número de folhas de figo necessárias para temperar uma sopa de leão para doze pessoas e de recitar os dezessete versos do grande poema de Fogo que Podia.

Aprender não era fácil. Afinal, só cálculos simples poderiam ser feitos nos dedos das mãos e dos pés. Ainda assim, esse aprendizado era realizado com prazer de todos.

Um dia, a palavra chegou com os pássaros migratórios de uma nova tecnologia, uma “tecnologia em muitos séculos de invenções”: o lápis. Foi um burburinho e, sem hesitação, dois anciões foram mandados à Grande Caverna para aprender tudo sobre aquela maravilha. Quando voltaram, uma sala especial da caverna foi imediatamente aparelhada para se fazerem estudos sobre o lápis. Foi acarpetada com as maiores folhas de mamoeiro e mobiliada com almofadas especiais, feitas de pêlo de camelo.

Nenhuma criança podia entrar na sala sem lavar as mãos!

Fascinado com a nova tecnologia, o ancião mais voltado para o futuro foi nomeado para começar o planejamento e o ensino dos Estudos sobre Capacidade do Lápis, na sala recém aparelhada. Aliás, bastante cedo, surgiu um completo e mais interessante currículo de Lapislogia. E como era interessante! O currículo trazia tópicos maravilhosos! Como apontar um lápis e como usar a outra ponta para apagar; como equilibrar um lápis na orelha e como segurá-lo entre os dedos.

A criança estudiosa, que tivesse sido bem sucedida nestas etapas mais difíceis, poderiam começar o LápisLogo ( para desenhar flores) (...) um desenvolvimento interessante deu-se bem diante dos olhos dos anciões. As crianças começaram a escrever.

Havia, é claro, alguma preocupação com relação à possibilidade de esse novo empreendimento interferir (oh Deus!) no que se tinha desenvolvido no ensino de rotina da

caverna regular. Lá os professores (naquele momento já havia dois) estavam verdadeiramente preocupados com o fato de que a introdução do lápis na sala privilegiada

pudesse forçar algumas mudanças no aprendizado mecânico, tão bem estabelecido.

Na verdade, havia uma mulher da tribo, conhecida pelo seu modo provocativo de encarar a vida (ela uma vez sugeriu que as crianças inventassem suas próprias histórias, mas é claro que em silêncio), que propôs usar o lápis em todas as atividades de aprendizado das crianças, talvez para escrever, possivelmente para fazer contas.

Mas não havia realmente espaço para esse tipo de preocupação. Por que, afinal, como alguém, com exceção da excêntrica mulher, chegaria a sugerir que aquele maravilhoso currículo de Lapislogia, supervisionado por renomados peritos, com suas possibilidades de desenho, escrita e cálculo, fosse tirado da sua sala especial para substituir o aprendizado automático? Por que um lápis deveria ser usado como instrumento nas rotinas diárias? (...)”

(Fonte: “O laboratório de computador: uma má idéia, atualmente santificada”, de Gavriel Salomon).

17 comentários:

Paula Nayara disse...

A metáfora do lápis fala da preocupação da mudança dos estudos há anos atrás. Hoje temos que encarar o lápis como o computador que vem a cada dia mudando o modo de educação de nossas crianças.

Pensamentos Soltos disse...

A METÁFORA DO LÁPIS fala da mudança que com o passar do tempo temos que se aprimorar em nossos conhecimentos e assim acontece no computador sempre devemos estar atualizados com as novas tecnologias!

Luciana de Araújo disse...

Adorei a História sobre A Metafora do lapis, que fala sobre a evolução da escrita no tempo das cavernas, e que nos tempos de hoje, estamos na era do computador que é uma ferramenta que nos ajuda muito nos dias de hoje e cada dia esta mais atualizada.

Adriana chuber disse...

A METAFORA DO LAPIS , fala do desenvolvimento que a tecnologia vem proporcionando,que a cada dia temos que buscar mais conhecimento para se mantermos atualizados nos dias de hoje...

Maria Dias disse...

Essa Metáfora nos mostra a preocupação quanto à introdução de novas tecnologias em benefício da Educação. Sempre haverá pessoas que ficarão com receio de mudança e haverá também pessoas que serão abertas para a inserção de novos instrumentos de aprendizado. Mas o que mais me chamou a atenção é que nessa metáfora, eles fazem referência do Lápis como "nova tecnologia" o que realmente era para aquela época, e com isso leva-nos a compreeender o que seria o uso de tecnologias para muitas pessoas nos dias de hoje. É natural que haja receio de início, porém é necessário o uso de tecnologias para a abertura de novos conhecimentos. E assim como o lápis, outras tecnologias possam sair da "sala especial" como se refere o texto e possa ser utilizado como meio de aprendizado.

marta cristina desiderio disse...

interessante a metafora do lápis mas o que me chamou a atenção foi a audácia da mulher incentivar as crianças a escrever histórias com o lápis. Pois ela foi inovadora assim também nos tempos de hoje temos que seguir o seu exemplo e usar de maneira inovadora o compuntador, de maneira inteligente e fazer a diferença.

everaldopinheiro disse...

sobre a Metafora do lapis , da para se ver que a muitos anos atras nos tempos da cavernas nao era facil aprender e os calculos ,contas so seriam feitos com os dedos dos pes e das maos,hoje estamos na era da evolucao com tecnologia bem mais avancadas onde tudo ficou mais facil nao so para nos adultos mais tambem para as criancas, oonde da para perceber que e uma ferramenta muito importante no nosso dia a dia

eliza bueno disse...

Como nos tempo das cavernas que aconteceu com a metafora do lapis ,que foi algo magnifico para a epoca , noss tempos de hoge ,nao devemos nao devemos perder o encanto por novas descobertas .devemos tirar proveito da tecnologia para nosso crescimento.

sergio da cunha ramalho disse...

sergio da cunha r. 19/04/2012 19:57 gostei da historia da metafora do lapis hontem o lapis hoje o computador amanha?

***Jô*** disse...

Muito interessante o enredo,mostra-nos que assim como eles tiveram que aperfeiçoar-se para manusear um "simples" lápis, nós também devemos nos aprimorar cada dia mais para melhor utilizarmos as novas tecnologias que evoluem cada vez mais.

fernanda maki disse...

Gostei da metáfora do lápis, que pra mim mostra que muitas vezes não estamos abertos para mudanças, que no caso, é a introdução da informática como um recurso de aprendizagem dentro das salas de aula, e não somente como apoio para o dia a dia do professor. Devemos nos capacitar para essas mudanças e evoluir, aprendendo cada dia mais para estar levando aos alunos aquilo que temos de melhor.

laine queiroz disse...

O texto apresenta-se como uma ideia difundida de que não se pode ter medo de inovar, pois as inovações fazem se presente no nosso dia- a - dia, levando nos a não ficar inerte diante dela, para ir em busca de nossos ideais.

Carol disse...

A reflexão que faço sobre esse texto é que quando surgiu o lápis foi considerado um estímulo para o aprendizado,com muito jeito e cuidado foi aos pouco introduzido no contexto escolar de cada aluno. Hoje percebemos que há mudanças significativas em modo de nos comunicar, e, temos diferentes gêneros textuais no nosso atual contexto tecnológico; navegamos num oceano de informações independente da localização geográfica sou capaz de me comunicar com outra pessoa.

rosalina sampaio disse...

ADOREI A METÁFORA DO LÁPIS, POIS RELATA A HISTÓRIA EM QUE ESTAMOS VIVENDO HOJE, COM AS NOVAS TECNOLOGIAS.
ONDE O LÁPIS ESTÁ FICANDO DE LADO, COM TANTAS INOVAÇÕES.

sabrina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
priscila disse...

muito interessante, podemos comparar o lapis aos dias de hoje com a era digital,onde através de um simples click, pode se ter a ilustração do mundo a sua frente.
A tecnologia operando em nossas vidas, assim como foi o lápis na era das cavernas.

sabrina disse...

A metáfora relata bem as tecnologias que hoje nos é tão essencial, e que se bem utilizada em sala é um ótimo recurso.E assim como ocorre na metáfora, muitos professores não se sentem seguros em trabalhar com as tecnologias.

Postar um comentário