terça-feira, 20 de outubro de 2009

ANALISANDO AS EXPERIÊNCIAS




        Escolha no mínimo três relatos dos que foram encaminhados por sua formadora e comente de forma positiva, os pontos relevantes que foram destacados no relato de seus colegas selecionados.
(As Formadoras)

119 comentários:

Laura disse...

Gostei de todos os relatos que recebi. Escolhi esses três porque procuro trabalhar da mesma forma.

************************************

Em seu relato, a professora Rose nos conta sobre dois meninos que estavam fazendo uma pesquisa escolar em uma Lan House.
Acho muito importante que os alunos tenham acesso à internet e que sejam orientados sobre o assunto que vão pesquisar, estimulados para que façam uma boa pesquisa e não que simplesmente copiem o primeiro texto que acharem.
Particularmente, quando peço uma pesquisa desse gênero além de pesquisarem, os alunos precisam ler seu trabalho e, no dia da entrega, fazer um breve relato para a classe sobre o que ele pesquisou.
******************************
A professora Terezinha nos conta sobre a sua experiência com o filme de Pedro Malazartes. Tenho certeza que ela realizou atividades muito prazerosas com seus alunos e que eles gostaram muito.
Através de um filme assistido, podemos realizar muitas atividades. Um bom vídeo é interessantíssimo para introduzir um novo assunto, para despertar a curiosidade, a motivação para novos temas. Quando bem trabalhado também estimulará os alunos a pesquisarem sobre o tema que está sendo trabalhado para aprofundar o assunto do vídeo e da matéria.
******************************

A professora Zelma nos conta que utiliza pesquisas na internet para enriquecer suas aulas e para procurar “novidades” interessantes que possam ser utilizadas em sala de aula.
Acho que é muito importante que sempre estejamos procurando “coisas novas”, que estejamos sempre querendo “algo mais” para o aprendizado de nossos alunos e para nós mesmas e não ficar na mesmice.
******************************
É isso aí professoras! Parabéns!!!!!
Professora Laura Helena

Neivaldo disse...

Olá colegas, um abraços a todos!
Até o momento recebi apenas um relato do Professor amigo Marcos A.
Como aproveitar o e-mail nas atividades pessoais e escolares

Achei muito interessante o texto escrito pelo Professor Marcos Antonio B., usou de um vocabulário simples, mas foi objetivo em suas colocações a respeito do uso dos recursos tecnológicos , em especial o e-mail como forma de ferramenta que devemos utilizá-lo em nossa prática pedagógica, interagindo com nossos colegas profissionais, amigos, familiares e principalmente com nossos alunos, como uma grande forma de motivação, inovação e interação. Citou inúmeras funções e diversas maneiras de como aproveitar essa ferramenta como meio educacional tecnológico.

rose-flor disse...

Eu professora Rose escolhi três comentários ,mas gostei de todos que recebi.

A Anísia relatou sobre musicas com movimentos ritmicos ,para o desenvolvimento motor ,utilizando-se do rádio.
Toda atividade que envolve musicas já é atraente para as crianças se houver movimento , a dinâmica da aula será ainda mais satisfatória

----------------------------------------------

A suéllen , relatou sobre a utilização do data show para contar histórias (ela vivenciou esta experiência como estagiária)
Sem dúvida esta maneira diferente de contar história deve ter atraido a atenção das crianças ,embora nossa realidade seja outra ,nada impede o professor de ser criativo e usar outros recursos como:fantoches,fantasias,máscaras ...

-----------------------------------------------

A Maria Aparecida relatou sobre a utilização do vídeo em sala de aula ,seus alunos assistiram duas versões da história da ciderela e depois fizeram um relato sobre a história .O Vídeo é um recurso que pode melhorar as nossas aulas,também .

---------------------------------------------

Analisando os três relatos posso dizer que a mídia tem muito a nos ajudar,quem vai fazer a diferença somos nós professores,de como utilizar essas ferramentas.
UM abraço a todos.
Rose (Roseli dos Passos Bento )

Blog da Rosa Franca disse...

Dos relatos que recebi gostei de todos, pois pude ver que os professores de uma maneira ou de outra de acordo com sua realidade estão fazendo o uso dos instrumentos tecnólogicos para dinamizar a sua prática pedagógica.

-----------------------------------------------
Professora Gorete

Achei muto interessante está sua experiência pois o uso das tecnologias vem ampliando não somente o conhecimento do professor mas do aluno também onde ele faz o uso da pesquisa na internet e compartilha as informações adquiridas entre os demais alunos.

-----------------------------------------------
Professora Sílvia

Gostei muito pois precisamos sim investir na mudança de atitudes e hábitos dos nossos alunos com relação ao meio ambiente.

-----------------------------------------------Professora Michelly

Gostei de sua experiência pois também trabalho com música e com certeza é um ótimo recurso para desenvolver esquema corporal, memória auditiva, linguagem oral e muito mais....

Parbéns a todas!
Rosa

Brisola Lourenço Patrícia disse...

Patrícia disse:
.

Professora Gorete...

Achei interessante a forma de como a professora explorou o Tema "Fome" com seus alunos.Usando de vários recursos como: jornais, revistas e a internet.E, aproveitando dos conhecimentos colhidos pelos alunos, pode mostrar a eles que a "fome", hoje em dia, não é somente um problema social, mas também político.Enquanto muitos alimentos são desperdiçados, muitos não tem o que comer.Por isso que nunca deverão desperdiçar os alimentos que vão a mesa.

Patrícia

Brisola Lourenço Patrícia disse...

Professora Eliana



Achei muito interessante a professora desenvolver um curta metragem sobre o desenvolvimento sustentável do bairro Retiro.Tendo como atores os próprios alunos e a comunicadade.Onde os quais puderam observar ao assistir o video o quanto são importantes para o desenvolvimento e a preservação do meio ambiente onde vivem.
Parabéns...

Hel disse...

Tanto a Suéllen como a Rose observaram as crianças ,e com certeza buscaram ferramentas inovadoras e criativas para organizar novas experiências.Desta forma conseguiram um resultado positivo para envolver os alunos.

Blog da Rose curso de formação disse...

Olá,Michelly concordo com você que a modernidade está ai,como conheço o seu trabalho de perto você é 10 no que faz.
PARABÈNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Roseli Ap. Santana.



Olá Gorete
Gostei muito do seu relato pois o uso das tecnoligias só vem ampliando e enriquecendo o trabalho entre professor e aluno.
PARABÈNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Roseli Aparecida Santana



Olá Silvia realmente é importantissimo que se invista com tecnologia nas mudanças de atitudes e dos habitos dos nossos alunos.
PARABÈNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Roseli Aparecida Santana

Blog Camila Alves SMA disse...

Vou comentar sobre o trabalho de duas colegas; Gorete-turma J e Carolina-turma F.

Achei muito interessante o trabalho da professora Gorete.Neste trabalho ela estava trabalhando uma unidade do livro de geografia e entrou no tema: "Fome". Então ela solicitou que os alunos pesquisassem sobre o tema em internet, jornais ou revistas.
E o que me surpreendeu no relato da colega, foi de saber dos resultados que os alunos obtiveram sobre a fome. Que ela não é apenas um problema social, mas também político, causado pela falta de uma distribuição de renda mais justa e uma política agrária mais eficiente, onde os produtores, principalmente os pequenos, tenham mais incentivos. E também pelo fato dos alunos terem descoberto sobre o número de crianças que morrem diariamente devido a fome. Achei um trabalho muito importante e é com trabalhos como esse, que além de haver o aprendizado, as crianças passam a dar mais valor ao que tem, antes de ficarem reclamando de qualquer coisa.

Também gostaria de comentar sobre o trabalho da profª Carolina- turma F.
A professora comentou que no ano letivo de 2008, trabalhou com EJA. E que alguns alunos do curso "Letra e Vida", desenvolveram em sua sala de aula o projeto: "Aids".
Eu achei esa atividade muito interessante, pois além do relato que os alunos precisaram desenvolver no final do projeto, também gostei do fato desses alunos terem entrado em contato com o computador. Uma vez que muitos desses alunos, nunca haviam usufruido dessa ferramenta.

Cursista: Camila Silva de Lima Alves- Turma J

Silvia Sidney disse...

Gostei muito de todos os relatos que li, porém, escolhi o da colega Gorete, turma J, pela importância do tema abordado "A Fome"; da profª Inês, turma F, por se tratar de um trabalho realizado numa escola da zona rural, classe multisseriada, e, por fim, o da profª Carolina, turma F, por se tratar de uma experiência vivenciada na EJA.

*Comentando a experiência da profª Gorete, do meu ponto de vista, ela foi feliz em todos os aspectos do projeto: desde a escolha do tema até o produto final. Achei muito sábio ela ter trabalhado a tema "Fome" interligado a Política do Brasil e do Mundo. Essa metodologia, certamente deve ter proporcionado momentos de muita reflexão que contribuiram para a formação dos educandos e para uma sociedade mais justa e mais humana.

* Com relação a experiência da profª Inês, turma F, achei muito válido ela ter criado a oportunidade para que seus alunos tivessem os primeiros contatos com o computador. Não menos importante do que isso, foi o resultado alcançado:formação de "pequenos poetas".
É isso aí, professora! A poesia adoça e aguça o interesse pelo aprender, torna nossas aulas mais atrativas e prazerosas. Parabéns!!!

* Quanto ao relato da profª Carolina, turma F, o que me chamou a atenção foi o fato de ter sido uma experiência vivenciada na EJA - projeto "Aides", desenvolvido por cursistas do "LETRA E VIDA". Esse trabalho, sem sombra de dúvidas, trouxe realizações tanto para os alunos, como para ela, professora, que teve a felicidade de vê-los diante de um computador desenvolvendo habilidades e conhecimentos tão almejados, e tão importantes na vida cotidiana.

Blog da Ivone no curso Proinfo disse...

Gostei de todos os relatos,mas escolhi os das professoras Inês,Carolina,Eliana.
Com relação ao da professora Inês ,achei muito interessante o fato dela ter dado a oportunidade aos alunos de entrar em contato com o computador,tambem gostei das atividades que realizou com poesias.

Sobre o relato da professora Carolina gostei do Projeto AIDS realizado com seus alunos pelos cursista do Letra e Vida.

Tambem achei muito interessante o trabalho da professora Eliana que desenvolveu um curta metragem sobre o desenvolvimento da bairro Retiro,envolvendo os alunos e a comunidade.
Parabéns!!!

Construindo Ideias disse...

Recebi duas experiência, da Patrícia e da Camila. achei muito interessante como a Patrícia utilizou uma mídia como a televisão para abordar um assunto tão complexo como a fome no mundo e suas relações econômicas destacando um programa tão popular como a novela para para aprofundar a reflexão dos alunos sobre a fome e distinções sociais.
A Camila enriqueceu sua prática lançando mão de registro de suas experiências usando a câmera digital, que aliàs fica mais fácil para que ela divulgue e compartilhe seu trabalho e, quando digitou e montou os livrinhos mostrou aos alunos o resultado de suas produções, isso é bastante importante para que eles entedam as funções da escrita.

Alda Cristina disse...

O uso de diferentes mídias vem se tornando muito importante para enriquecer as aulas e torná-las mais interessantes pra os alunos. Gostei do relato da professora Patrícia que utilizou uma programação muito vista pelos aluno como a novela e abordando um tema importante como a diferença de classe sociais.As professoras Luciana e Camila também utilizaram os recursos tecnológicos fazendo o uso da câmera digital pra tirar fotos e registrar seus projetos,com isso os alunos tiveram a oportunidade de apreciar seus trabalhos e mostrá-los para seus pais.
Alda Cristina - Turma F - Formadora Stefânia

Professora Suéllen disse...

Ola!!!!
Irei comentar dois relatos; o da Zelma e o da Cláudia.
Assim como a Zelma, também recorro a internet em busca de novas atividades, idéias diferentes.
Já o trabalho da Cláudia foi bem legal também, porque fez com que as crianças através da televisão(que é uma mídia muito presente na vida delas), refletissem, analisassem e fossem até mesmo críticos.
Suéllen

Fazendo sorrir disse...

Irei comentar sobre o trabalho das minhas duas amigas ,Camila e Patricia.
A Camila usou a máquina digital como eu, mais de uma forma muito interessante como resgistro de atividade.
Já a Patrícia usou a internet como forma de pesquisa, aprofundando os conhecimentos prévios dos alunos adquiridos com outro recurso de mídia que é a novela, separando o real do imaginário.

Fernandinha Souza disse...

Como vão queridas colegas,
Gostaria de comentar as experiências de minhas amigas Flávia e Gorete, pois achei muito interessante ambas as experiências, a de minha amiga Flávia, em especial, pois vi como ela realizou seu trabalho pessoalmente, e admiro sua forma de trabalhar.
E minha amiga Gorete que realizou uma experiência muito interessante encrementando sua aula e ampliando os conhecimentos, e a independência dos alunos utilizando a pesquisa na internet.

flores amarelas disse...

OLA ,RECEBI ALGUNS RELATOS MUITO INTERESSANTES.COMO DA PROF.MARIA AMÉLIA,QUE TRABALHOU COM VIDEOS.ENFIM É MUITO IMPORTANTE BUSCAR RECURSOS PARA DEIXAR AS AULAS MAIS MOTIVADORAS.

Arte em ação disse...

Olá Gorete,

Achei muito interessante sua experiência em relação ao projeto fome, pois os alunos que conseguem ter acesso a esse recurso ampliam ainda mais seus conhecimentos.É uma grande ferramenta tbém para nós.

Renata disse...

O relato da professora Patrícia mostra a importância de se pesquisar, a internet lhe proporcionou aprofundar um assunto muito importante como as classses sociais,já a professora Camila usou a câmera digital, que é uma forma muito interessante de se registrar os trabalhos feito pelos alunos.
Renata Braz Turma F

Neivaldo disse...

Olá, bom dia a todos os colegas!
O comentário que faço das seguintes Professoras:

Professora Fernanda

Os recursos tecnológicos facilitam bastante a aprendizagem dos alunos, como foi o trabalho da Fernanda que utilizou o DVD, TV, para trabalhar com os alunos o tema “Lixo”. Além da motivação proporcionada, os alunos se interagiram de uma forma dinâmica e prazerosa, chegando ao objetivo principal que é aprendizagem.
Professora Roseli
Foi citado a experiência da Professora Estefânia que levou os alunos da Escola “Joaquim Nunes” até a cidade pra conhecer uma Lan House. Na minha opinião é um fato bastante interessante, uma vez que a maioria não tem acesso a internet e nem imagina como funciona essa empresa. Lá puderam ligar o computador, acessar a internet, criar seu msn, Orkut, outros.

PROF JURANDIR disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
PROF JURANDIR disse...

COMENTARIO SOBRE EXPERIENCIAS DA PROFESSORA OZELIA

O Professor precisa esta sempre inovando, buscando sempre o aperfeicoamento diante das tecnologias, adquirindo conhecimentos para poder ensinar.
precisa desenvolver o conhecimento sobre esse importantissimo aparelho para enfrentar novos desafios frente a educacao.


PROFESSORA ELAINE

Gostei muito do seu comentario, pois eu tambem estou comecando a avancar nos conhecimentos tecnologicos. Nunca tirei tempo para tal.
ADOREI!


JURANDIR

Construtores do Amanhã disse...

*
**********************************************
Professora Adriana Melo
Olá pessoal!!Boa Noite á todos!
Bem... Gostei de vários relatos que me foram encaminhados mas vou comentar três que mais me chamaram atenção porque tem a ver com minha metodologia ou que gostaria de poder aplicar, para neriquecê-la ainda mais.

Bem... Primeiro quero comentar sobre a experiência do Professor Nei, adorei ler sobre essa vivência dele como tutor de um curso virtual,gratuito, reconhecido e formando no final 130 alunos, deve ter sido maravilhoso, muito enriquecedor e gratificante poder aprender e ensianr virtualmente. Eu e algumas amigas já tivemos uma experiência parecida com essa, sobre linguagem e letramento, promovido pela Unicamp e Cefiel, foi muito legal, um desafio no inicio, mas gratificante no final, sem falr das aulas virtuais que eram tudo de bom assim como o Profº Nei relata em sua experiência, só que a dele foi além porque ele era tutor, e a área abordada muito dinâmica e interessante, para jovens. É isso aí Profº Nei, gostei muito e gostaria muito de ter a mesma sorte e quem saber participar de um curso assim.
***********************************************
A outra experiência que muito me chamou a atenção é de uma colega que não consegui descobrir seu nome, só sei que a mesma vivenciou essa experiência no último ano em que trabalhou em uma escola particular em Itapetininga (Talvez seja minha amiga Michelly,não sei...) Mas... ela fez uso de multimídia, num Projeto chamado Arca de Noé, onde o produto final foi um audio livro com poesias de Vinícius de Moraes. Achei muito legal, muito interessante, tá aí mais uma experiência que gostaria de trocar com essa colega para aprender e aplicá-la com meus alunos, deve ser o máximo! Parabéns!
***********************************************
A última experiência que vou comentar é a da Profª Eliana Campos da Silva que trabalhou em sua escola um projeto dedicado ás mães, onde o produto final foi a montagem de um CD co as músicas preferidas de cada mãe, após uma seleção feita através de pesquisas e gráficos, com uma mensagem emocionante no final, onde as mães puderam se surpreender com um presente diferente dos habituais feitos anualmente nesta data nas escolas. Gostei do relato dessa experiência porque já fiz algo parecido,para trabalhar a afetividade e proximidade entre pais e filhos,só que meu projeto era baseado na criança, mesmo antes dela nascer, que narrava a história dese quando os pais se conheceram, também foi muito legal, muito produtivo e significativo, valeu muito á pena!
Já minhas amigas de trabalho fizeram um projeto como o da Eliana também com um cd de músicas para as mães, que também deu muito certo na Educação Infantil, isso mostra que não importa a fase, o ano, a idade trabalahr a afetividade e proximidade entre pais e filhos é mais simples do que se imagina, fazer alguém se sentir amada, querida, especial é o melhor presente para qualquer data comemorativa. Parabéns professora!

Mundo Divertido disse...

Gostei de todos os relatos.
O da profª Maria Amélia utilizando vídeos para suas atividades, falando que sem a tecnologia seria difícil.
O relato da profª Alda foi interessante pois não conseguiu fazer em sala, fez em sua casa, fotografou e gravou em CD e apresentou no data show para que seus alunos acompanhassem passo a passo do que foi feito.
Também gostei de um relato mas estava sem nome, a pessoa fez um audio-livro, que os alunos declamavam as poesias de Vinícius de Moraes, foi gravado em CD depois os alunos podiam ouvir as suas próprias vozes no rádio.

Eliana Campos disse...

Ola,a todos os educadores,depois de ler e refretir sobre todos os relatos que estavam em minha caixa de e-mail,escolhi três e vou comentar sobre eles.....
.............................................
Gostei muito da atividade da professora Maria Amelia Alves Pimentel-Turma F.,sua atividade de baixar video e digitar a música também retirada através da internet para trabalhar com transformação de gêneros textuais e uas interpretações:além de aproveitar o assunto para integrar com outros conteúdos de outras disciplinas.
.............................................
Gostei demais da atividade da professora Alda Cristina-Turma F.,sua atividade sobre receita.Teve um dia que também para trabalhar com frações , levei um bolo na sala e reparti junto com os alunos e depois distribui as partes( pedaços ) e fomos analisando questões por questões: que fração do bolo as meninas pegaram,e os meninos que fração sobrou?.......
Pude assim como você trabalhar a estrutura do texto e alimentação saudável:além de estudar os componentes da receita,quais eram carboidratos,lipidos...Gostei demais da idéia de fotografar e gravar o preparo para asistirem na escola:confesso que não pensei na idéia que teve e talvés pudesse ter podido eu aproveitar ainda mais minha aula.Vou procurar utilizar a sua aula agora.
............................................
Também gostei da experiência da profesora que trabalhava em uma escola em itapetininga,com as crianças de 3 a 5 anos,onde o produto final do projeto de leitura "Arca de Noé",as crianças puderam ouvir o CD gravado de poesias que haviam declamado.

Inêsprofessora disse...

Parabéns professora Eliana Campos pelo seu projeto Dias das Mães,pelo uso da mídia, foi muito interessante.
Legal seu relato usando a mídia de acordo com a realidade de seus alunos integrando escolaxfamília e famíliaxescola,professora adriana
Professora Aline parabéns pelo seu relato sobre gênero textual,onde os alunos foram reporter por um dia

Elaine Cristina disse...

Alda, gostei bastante de seu ralato,pois foi criativa e dedicada, como não pode realizar sua receita na escola fez em casa fotografando, filmando e levando para os alunos todo o preparo da torta de legumes gravado em cd e ainda passando para os alunos em data show. Legal!!Com certeza os alunos adoraram ver a professora cozinhando!!
-------------------------------
Renata, adorei ler seu relato, onde fotografou e filmou os alunos realizando atividades sobre o corpo Humano e ainda mostrou essas atividades aos pais. Com certeza os pais adoraram, pois os pais amam ver seus filhos fotografados ou filmados. Parabéns!!

Profherlyna disse...

Sheila, gostei muito em saber que você fez uma boa troca: mimeógrafo pelo computador e assim poder fazer uso de fotos dos alunos e aplicando atividades como nome próprio, esquema corporal, etc.
Maria Aparecida Jesus,relata a reescrita feita pelos alunos do filme Cinderela em 2 versões usando como suporte o vídeo, isso faz com os alunos se motivem, se interessem pela produção escrita, que é de suma importância para a aprendizagem.

Erlina

crie e copie disse...

A professora Camila Alves utilizou a máquina digital e a impressora para ilustrar seu trabalho com poesias, o que deve ter tornado seu trabalho ainda mais atraente para os alunos e estéticamente melhor. Legal Camilinha!
Débora

crie e copie disse...

Adorei o recurso utilizado na finalização do projeto Eu sou Assim das professoras do 1ano da escola Gomide. O trabalho de edição foi da professora Renata e todos gostaram muito da apresentação no telão.
Débora

crie e copie disse...

Alda
Adorei a sua experiência em que fotografou o passo a passo de sua receita e depois passou as imagens para os alunos verem como foi feita a torta. Professor é assim mesmo, tem que se virar nos trinta.
Débora

crie e copie disse...

Pessoal!
Tô passando só pra dizer que a experiência do audio-livro "Arca de Noé", em uma escola particular em Itapetininga é minha e foi muito legal mesmo!
Débora Müller

felicidades a mil disse...

Professora Aline:
Achei super interessante sua forma de trabalhar com pesquisas, principalmente porque envolveu os pais, trazendo-os para a realidade de uma sala de aula, e porque nessa sua pesquisa fui uma mãe que participou.


Professora Gorete:
Seu tema é muito relevante e devemos com isso mostrar as crianças o quanto somos ricos em termos todos os dias o que para muitos é algo quase impossível.

Para quem gosta de educar... disse...

Olá! Boa noite!
Gostei de todos os relatos que recebi e observo como é importante a utilização de outros recursos, além da lousa e do giz. Primeiramente, para mostrarmos para os nossos alunos quantas outras possibilidades existem, expandindo assim o seu "mundinho", principalmente para nós professores que trabalhamos na zona rural ou em comunidades bem carentes, que por vezes, nossos alunos, não tem tanto contato com esse mundo de tecnologias. E depois, para nós professores, provarmos para nós mesmos que estamos aptos à mudanças e que todos somos capazes de aprender, vivenciar e colocar em prática.
Bom, vou comentar o relato da Professora Zelma, que utilizou como recurso jogos de blogs e ao estudar, confeccionar os jogos, aplicou - os em sala de aula. Observo que, a Professora Zelma utilizou da pesquisa e a utilização de novos conhecimentos para enriquecer o seu trabalho em sala de aula.
O outro relato que escolhi foi da Professora Tânia, que utilizou a música para trabalhar alguns conteúdos e a apresentação de vídeos para estimular a leitura e promover o reconto. O que reafirmo é exatamente isso, sair da mesmice,buscando outras possibilidades ou alternativas para fazer o que fazemos todos os dias, como por exemplo, a "Hora da História".
Um abraço a todos! E parabéns pelos relatos!

michelly-khrys disse...

Realmente minhas colégas professoras realizam um ótimo trabalho na rede de educação de São Miguel Arcanjo,adorei os relatos de experiencias com o uso da midia em sala de aula.Escolhi 3 relatos porque ñ daria tempo de comentar de todos, mas parabenizo todos os colégas!!Patricia da turma j fez um trabalho maravilhoso de reflexão e analise critica com seus alunos sobre a India ,alem de utilizar a novela Caminho das Indias de forma adquada pois fez seus alunos refletirem além da realidade que a novela mostrava,colocou-os dentro da situação real e mostrou que a midia tv mostra a realidade de forma muitas vezes questionavel,ou mesmo distorcida!!!Camila fez um trabalho maravilhoso com poesias ,além de usar o computador para confeccionar o produto do trabalho das crianças, registrou com a camera digital seu sarau de poesia.Andréia utiliza filmes como recurso didático motivador para despertar discussões,análises e interpretações em sala ,mostrando que o filme é mais que uma diversão,é um recurso de aprendizagem prazerosa e significativa!!! Adorei partilhar das
experiências de todos !! grata MICHELLY turma E

вℓσg ∂α ρrσƒєssσrα cαrσℓ ✿◕‿◕✿ disse...

Todos os relatos são interessantes e com certeza contribuíram para a prática pedagógica de todos.
Selecionei três relatos para comentar:o da profª Camila Alves, que utilizou os recursos do computador para enriquecer mais seu trabalho com poesias; o da profª Patrícia, da turma J, que além da internet aproveitou, através da novela Caminho das Índias, trabalhar as diferenças de classes sociais e o da profªInês da turma F, que apresentou o computador e a internet, aos alunos que ainda não conheciam, e ainda realizou com eles um concurso de poesias.

Margarete Dias disse...

Gostei muito da experiência da professora Alda. Exemplificou bem a adaptação das tecnologias às possibilidades que temos. Gravar o preparo da torta e depois levá-la às crianças foi muito criativo!
Achei interessante o trabalho da professora que fez o áudio-livro. É uma ótima forma de envolver as crianças nos projetos.A professora Maria Amélia mostrou uma outra possibilidade do uso de mídia: transferência de arquivos e pesquisa ne internet.
Enfim, achei as experiências muito válidas!

blog da gilmara cristina disse...

Gostei bastante da atividade da professora
Zelma, ela queria trabalhar com jogos então optou por procurar no seu computador, no blog achou vários jogos interessantes e aplicou em sua sala uma atividade de classificar e seriar objetos, vendo as fotos de seus alunos observei que as crianças brincando elas tambem aprendem e socializam. Zelma vou aplicar este jogo na minha sala de aula.
Gilmara Tomasetto




Observando outros relatos gostei da atividade da professora Maria Aparecida de Jesus, que utilizou o vídeo, como ela relatou ela trabalhou em sale de aula e depois passou as duas versões do filme da Cinderela e com isso seus alunos tiveram uma experiência prazeirosa e significativa.
Gilmara Tomasetto

PINGUINHO DE GENTE disse...

Concordo o tipo de atividade que a professora Flávia utilizou.Também gosto muito de trabalhar com meus alunos com fotos, aumenta a auto estima dos alunos e o rendimanto é mto bom.


Amei também a experiência que a professora Roseli comentou a respeito da professora Estefânia levar os alunos até a Lan House para fazerem um Orkut e terem MSN.Muito interessante.

Maria Agostinho

EDUCAÇÃO disse...

Pelos relatos da Ana Cláudia e do Ramiro pude concluir e concordar que os computadores não assustam os nossos alunos e sim os atraem para que descubram "o novo".
E acho que as aulas de informatica deveriam reiniciar(estou falando do Arcypreste), pois os alunos poderiam descobrir muitos erros ortográficos e de concordância cometidos por eles.Porque o PC aponta o erro fazendo com que eles visualizem e façam a correção, assim poderá adquirir esse conhecimento de maneira significativa.

ADILSON

blog ana da lucia disse...

Achei interessante a atividade da professora Zelma, pois ela pesquisou em seu computador e achou uma forma de melhorar sua aula, tornando a significativa e importante para seus alunos, através da tecnologia ela buscou o conhecimento que contribuiu pra o desenvolvimento de sua aula.

Ana Lúcia

Superação disse...

Gostei muito do relato da professora Alda que exemplificou bem a adaptação das tecnologias às possibilidades que temos. Gravar o preparo da torta e depois levá-la às crianças foi muito criativo. Outro relato da professora Maria Aparecida de Jesus que utilizou o vídeo, como ela relatou,trabalhou em sala de aula e depois passou as duas versões do filme da Cinderela e com isso seus alunos tiveram uma experiência prazerosa e significativa. Parabéns a todas pelo desempenho e vamos continuar utilizando das tecnologias na educação.

Blog Gomide disse...

Parabéns Camila, pelo excelente projeto "Leitura de Poesias"onde você relata que fez uso da Câmera digital,registrando todas as etapas do Projeto,usou a impressora para imprimir as poesias de autoria dos próprios alunos, que depois de montada como livros ficaram como recordação para lembrá-los do esforço e dedicação de cada um neste projeto ,onde você teve a brilhante idéia de encerrar com um sarau assistido pelos pais

Eliana Lopes disse...

Olá Aline

Gostei da sua atividade desenvolvida com seus alunos, na utilização da tecnologia como ferramenta para promover o aprendizado no seu caso eles puderam elaborar um questionamento, entrevistar, ser filmado e depois assistir. O que proporcionará um retorno positivo do que ele realizou com seus familiares.

Parabéns
Eliana Lopes
Tutora Estefania

Arte em ação disse...

Olá Aline,

Sua experiência foi muito interessante, tenho certeza que ampliou muito o aprendizado de seus alunos, além de proporcionar momentos que jamais serão esquecidos por eles. Afinal, o uso da tecnologia tem enriquecido bastante o nosso cotidiano. Parabéns!

Eliana Lopes disse...

Olá Andréia

Concordo com você a utilização do filme na sala de aula tornaram-se uma ferramenta de auxilio no processo de ensino-aprendizagem. Sendo professora de História utilizo muito o filme para ilustrar os temas desenvolvidos o que proporcionam aos alunos uma outra visão sobre o assunto desenvolvido.

Parabéns
Eliana Lopes
Formadora Estefania

Eliana Lopes disse...

Olá Regina

A utilização da internet pode nos auxiliar no preparo das aulas, e com isso podemos levar mais informações aos nossos alunos e promover um melhor aprendizado.

Parabéns
Eliana Lopes
Formadora Estefânia

Blog Gomide disse...

Patricia , achei muito interessante sua idéia de aproveitar a novela " Caminho das Indias " para trabalhar as diferenças sociais Castas ( ricos ) X Dalits( pobres )e que também através da Internet você conseguiu mostrar aos seus alunos que na India a fome infantil é comum apesar do país administrar o maior programa de alimentação infantil do mundo . Parabéns!

Carinho disse...

Li a atividade da professora Terezinha onde relata o seu trabalho de transformação de gêneros dando ênfase com o uso da tecnologia para o enriquecimento de seu trabalho de forma muito positiva, para ela e proncopalmente a seus alunos.
...
E li também a atividade do professor Ramiro onde relata a importância da revisão de textos destacando a ortografia, levando os alunos a resolvê-lo com autonomia.
...
Parabéns, professores!
Conceição Aparecida Raimundo Ribeiro

SONIA disse...

Analisando as experiências que foram me enviadas destaco a da Luciana Alves com o projeto "Eu Sou Assim" fazendo uso da internet aproximou familia e escola.
O Trabalho com máquinas digitais também acho muito util, pois as crianças gostam de ser fotografadas e o mais importante fica o registro fotografico do trabalho, muito bom!
Outro trabalho muito legal foi o da professora de Itapetininga que hoje trabalha aqui, gravar as crianças declamando poesias e depois passar para o CD, acredito que deve ter ficado SHOW!!!
Por último o de uma escola de Pilar do Sul onde os alunos assistiram um filme sobre contaminação do solo e a partir dai em um laboratório de informatica elaboraram um panfleto o que resultou ainda na coleta de pilhas e baterias para reciclagem.
Isso tudo é prova de nossas aulas deixou de ser apenas lousa e caderno agora temos muito mais recursos para tornar nossas aulas mais dinamicas para que a aprendizagem ocorra com prazer.

professora Hi disse...

Adorei todas as experiências relatadas pelas companheiras e companheiros de trabalho, cada uma desenvolvendo seu trabalho de maneira a levar nossos alunos ao conhecimento. Achei muito interessante o trabalho da professora Regina sair às ruas do bairro com as placas de trânsito ensinando os alunos desde cedo a respeitar as regras das sinalizações, fator muito importante nos dias de hoje.

professora Hi disse...

Gostei e achei interessante a experiência do professor Neivaldo fazer seu curso de Pós-Graduação à distância na área da Educação Física e ao mesmo tempo fazendo um trabalho paralelo capacitando um grande número de pessoas, desde crianças a adultos. Parabéns pelo seu trabalho dentro do seu curso que consistia em esclarecer as dúvidas da turma com os recursos tecnológicos.

professora Hi disse...

Achei interessante a experiência da professora Andréia F.Q.Cunha, utilizar CDs e DVDs para enriquecer sua aula e fez um trabalho em torno de "A Bela e a Fera".O uso desses recursos dão prazer aos alunos, além de envolver o corpo e a alma com o som, o movimento e a imagem. Parabéns! Sua aula é muito motivadora!

Unknown disse...

Achei interessante a experiência que a Suelen como estagiária presenciou, onde a professora utilizou o data show para contar uma história, passando as ilustrações do livro para o computador, e também a experiência obtida pelo Ramiro, em que o professor utiliza o programa ‘World’, para correção da ortografia, ambos enriqueceram suas aulas. Sem dúvida, com o desenvolvimento da tecnologia, o profissional precisa ser preparado para uma nova maneira de desenvolver o trabalho pedagógico, proporcionando uma escola mais significativa para os alunos.

natalie disse...

gostei de todas as experiencias que recebi , porém a qual me chamou mais atenção foi a da Amélia .Também já trabalhei a musica da sopa , mas não tão completo como ela citou . Parabéns achei muito bom ...
natalie

andreia disse...

Alex, com certeza o computador é visto como uma ferramenta que facilita a realização de inúmeras atividades escolares, funciona como redator de texto, digitalizador de imagens, armazenador de informações, organizador de dados. Além disso, estimula o desenvolvimento do raciocínio, a reflexão e a criatividade.

andreia disse...

Elaine, concordo plenamente, pois o filme desperta no aluno a observação, a discussão, a análise, o questionamento e a interpretação.
Esse recurso tecnológico pode ser utilizado também, como elemento motivador para despertar a curiosodade.

andreia disse...

Hisako, com certeza o recurso que você usou é fundamental para desenvolver um ótimo trabalho, pois a internet é um excelente suporte de pesquisa e de atividade com os alunos. Com certeza, além de trabalhar com a biografia de Monteiro Lobato, você fez várias pesquisas para deixar sua aula mais rica e prazeroza.
Assim, você foi uma pesquisadora, uma formadora de opiniões permitindo que seus alunos também aprendam a buscar e agir com olhar investigativo.

blog prof infantil Ana disse...

Olá turma!
Tudo bem com vocês?
Gostei do trabalho da professora Cristina Machado, também trabalho com fotos, mas dos alunos e achei interessante mostrar a eles fotos da nossa cidade. Assim como a Zelma também pesquiso na internet e procuro sempre levar novidades aos alunos.
Hoje ao substituir uma sala (turma do 5º ano), usamos os computadores da escola e percebi o enorme interesse de todos. O mais incrível é observar que mesmo sem nunca terem tido contato com computadores, não sentem medo do novo e manuseiam o mouse com muita facilidade.
Ana Cláudia

Jogos e brincadeiras disse...

Olá!Pessoal!!!
Gostei muito do relato da professora Zelma que recorreu a blogs para alcançar seus objetivos,tornando sua aula mais atrativa e dinâmica.Parabéns professora Zelma!!Conheço seu trabalho por isso posso dizer que você é 10!Como sempre buscando novidades que possam atrair os olhares dos baixinhos.
Mais uma vez:Parabéns!!!Michelle.

Jogos e brincadeiras disse...

Gostei do comentário que a professora Suellem como estagiária presenciou,onde a mesma comenta que a professora contou histórias as crianças mostrando desenhos através slides.Professor precisa procurar diferentes maneira de contar história,ser dinâmico, criativo para que o aluno possa começar a sentir prazer pela leitura.

PROFINHA SHEILA disse...

Adorei a atividade da prof. zelma, como é satisfatório observar que numa simples atividade, podemos explorar várias coisas.
*PS. VOU COPIAR A ATIVIDADE, OK.....
SHEILA

Taninha disse...

Gostei do relato da professora Maria Aparecida
sobre o uso do Vídeo como Recurso Pedagógico.
Também achei interessante o comentário da professora Rose falando dos meninos que pesquisavam na Internet e não estavam preocupados em usar o computador para diversão.
O último relato que escolhi foi o da professora
Suellem sobre o uso de Slides de histórias para
os alunos assistirem.
Tânia Aparecida de Oliveira Soares Silva

blog Elideise nova visão disse...

Olá pessoal!
É com grande alegria que venho compartilha os trabalhos de minhas colega!
Gostei muito do paralelo que a professora Patricia fez com a novela Caminho das Indias...aproveitou de um país que estava em destaque,devido a novela de horário nobre
para abordar um assunto que cada vez mais tem aumentado,que é a pobreza.
Gostei também da prática da minha amiga Camila,que utilizou da midia para seu projeto de poesia,projeto esse que foi muito significativo,lembrando que este ano,os alunos que participaram desse projeto são meus alunos e até hoje comentam o livro de poesia que publicaram.
Parabéns colegas pelo exelente trabalho!
bjus

PRA GENTE MIÚDA disse...

Olá pessoal!!!
Todos os comentários que li foram muito interessantes, cada um com sua particularidade.Vou citar o da professora Mara,onde ela mostra a importância do uso de todas as ferramentas tecnológicas que ela tem acesso à seus alunos. Gostei muito também do relato da professora Aline onde ela pediu para que seus alunos fizessem uma entrevista, e depois gravou tudo e passou em DVD,muito interessante!!! e por último o relato da professora Mirian (EJA) onde ela filmou suas aulas , e depois prestou uma homenagem a seus alunos , isso realmente foi maravilhoso!!!
Maria Claudia B.V

FLORES AMARELAS disse...

ATIVIDADE;COMO APROVEITAR O E-MAIL NAS ATIVIDADES PESSOAIS E ESCOLARES?


DESDE ALGUM TEMPO JÁ SE PODE APROVEITAR ,AS MODERNIDADES DA

MIDIA ,INTERNET,CAMERA DIGITAL E OUTROS.

MINHA EXPERIENCIA,NÃO MAIS IMPORTANTE MAIS FUNDAMENTAL É SOBRE PESQUISAS NA INTERNET E FOTOS.
TRABALHO MUITO COM ISSO ,FIZ UM PROJETO CHAMADO O “ROSTO” ONDE FOI TRABALHADO VARIOS TEMAS, A AUTO ESTIMA FOI UM DELES.NESSE PROJETO DESENVOLVEU-SE O USO DA CAMARA DIGITAL,POIS MUITAS FOTOS DOS ALUNOS FORAM USADAS.FOI MUITO LEGAL ,POIS TODOS PARTICIPARAM COM ALEGRIA.

PROFESSORA ;ANA CRISTINA

Blog M Gorete Seabra disse...

Gorete disse:
Pelos relatos que tenho lido, dá para perceber como todos estão empenhados em dar o melhor para seus alunos, utilizam com criatividade vários recursos para enriquecer suas aulas.
O professor Nei ( meu irmão) relatou sua experiência no curso de jogo de damas e xadrez, á distância, o qual foi tutor e eu tive a oportunidade de participar e vivenciar. Como ele relatou, o curso foi muito interessante, com vários recursos e ferramentas, muito bem organizado, com um bom acompanhamento. Foi muito bom.
A professora Camila relatou sobre o projeto que realizou, o tema "Poesia", que é enriquecedor e prazeroso, desperta o interesse de todos. O registro das etapas do projeto é muito importante, a elaboração dos livros, a apresentação do sarau, com certeza foi muito positivo. Parabéns!
A professora Luciana Alves relatou sua experiência ao realizar o Projeto "Eu sou assim",trabalhar com as fases da vida de nossas crianças é muito significativo para elas. É importante que elas saibam que possuem uma história, que os acontecimentos vivenciados por elas e as pessoas que as cercam fazem parte de sua história. A professora utilizou fotos, internet e computador para realizar o projeto. Parabéns, Luciana!

Brincando e aprendendo disse...

Olá Turma !!
Analisando os dois relatos percebi que a midia tem muito a nós oferecer, por isso é muito importante saber utilizar essas ferramentas para enriquecer as nossas aulas.
Gostei muito do trabalho feito pela professora Camila que tornou seu trabalho mais eficiente com a ajuda da maquina digital e da impressora valorizando esteticamente o seu trabalho na confecção dos livros de poesia.
A professora Patricia foi muito esperta em usar a novela como eixo temático nas aulas de geografia, estudando outro aspecto da India voltado para a pobreza do lugar, tendo a fome e a desnutrição como tema central.

KELLY CAMPOS disse...

Lendo os relatos dos professores , percebo que a midia se faz presente e necessária em nossas aulas, além de torná-las cada vez mais interessantes.
A professora Patricia carriel, pode registrar os acontecimentos de suas aulas durante o ano e montar um DVD presenteando os alunos.
A professora Rosenilda percebeu que usando um meio que provoca interesse no aluno, uma criança que tem dificuldades de aprendizagem pode se desenvolver muito.

paty disse...

lendo todos os relatos percebi que todos nós já tivemos uma experiência meio parecida seja ela com maquina digital, dvd,internet, acho que o importante é mantermos essa troca de informações e idéias que podem sempre estar enriquecndo nosso trabalho e melhorando a convivencia com nossas crianças. adorei todas a experiencias e ja peguei agumas idéias . obrigada e até mais

Professora Sandra Iori disse...

Sandra disse :
Adorei varios dos relatos que foram me indicados dentre eles escolhi 3 .

O da Professoara Andreia que fala sobre experiancias com filmes para enriquecer sua aula e motivar seus alunos de forma prazeirosa , no que concordo plenamente .

O da prof. Maria Cláudia que se reporta ao uso de varias tecnologias como o som , microfone , e câmera fotografica para enriquecer seu trabalho e desenvolver com qualidade seus projetos .

O de Dona Mirian nos relata sobre a utilização do Data Show em suas apresentações e nos adverte quanto à necessidade do trabalho coletivo para a realização do mesmo , e o quanto ainda temos que nos capacitar para podermos aproveitar com mais eficiência as tecnologias que muitas vezes dispomos mas que não conseguimos utilizar com autonomia .

Blog da Giselle para o proinfo disse...

Olá! Gostei muito dos relatos da Professora Sandra Kamio e do Professor Ramiro. São duas experiências excelentes,os recursos utilizados enriqueceram a aulas como também se tornaram grandes aliados na compreensão. Na experiência da Professora o Data Show trouxe para a aula o realismo na dificil tarefa de explicar o Sistema Solar.Já a atividade do Professor trouxe mais uma ferramenta a ser utilizada, o corretor ortográfico, ótimo aliado na correção ortográfica.Tenho certeza que as aulas foram um show. Até a próxima.GISELLE

Cássia & Elaine disse...

A experiência da Profª Aline utilizando uma entrevista de Eva Furnari foi muito enriquecedora com certeza as crianças vivenciarem no concreto e poderem analisar eles mesmos através de audio e video.

A experiência da Profª Rosana que levou as crianças a explorarem esse mundo digital para elaboração de um projeto foi ótima.

A esperiência da profª Maria Tereza penso que seja o que mais se aproxima da realidade das escolas rurais a dificuldade nos acessos com os recursos tecnologicos ainda é um dos grandes obstáculos.
Mas esse é o grande espetáculo pois nossas crianças de escolas rurais mesmos privados desses recursos ainda nos surpreendem a cada dia com a dedicação e esforço com um lápis e um papel imagine com o mundo digital em suas mãos!

Cantinho da Prôle! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cantinho da Prôle! disse...

Ola queridos colegas!
Achei maravilhoso esse espaço pra gente expressar e ao mesmo tempo assimilar muitas idéias e diga-se de passagem, ótimas ideias dos nossos colegas! São experiências maravilhosas que podemos de uma forma ou outra adaptar para a nossa sala de aula.
Duas experiências que quero comentar é da professora Rose que levou os alunos numa lan house para pesquisarem e nao desviaram o "foco" diante de tantas eperiências que a internet pode oferecer.
Outra experiência é o da professora Zelma que utilizou a internet para pesquisar e inserir mnovas atividades em suas aulas!
Professores...
Vocês são deemais!
Beijos.
Alessandra Vieira

gabrielguilhermeelívia disse...

Ola formadora Estefânia gostei de todos os relatos que recebi, achei todos de grande valia ,mais deixo aqui meu comentário de três.

Cara cursista Regina,como no seu relato de experiência,citou os projetos desenvolvidos em parceria com os 2ºanos,,tenho somente a destacar que as aulas foram muito produtivas,uma vez que as crianças puderam assimilar de uma maneira mais enriquecedora os conteúdos trabalhados em sala de aula.
Parabéns por seu trabalho!

Amiga Aline achei seu relato de grande importância,uma vez que as crianças puderam se sentir repórteres por um dia,além do contato direto com os meios tecnológicos hoje ,muito usados.
Parabéns também por seu trabalho!

Olá Andréia concordo plenamente com seu relato sobre os filmes na sala de aula, uma vez que se bem elaborado,pode trazer novos conhecimentos aos alunos e também fixar de maneira ilustrativa um conteúdo trabalhado(por exemplo – um conto de fadas).
Parabéns por seu trabalho.


Cursista - Tatiane

Blog da Rubia disse...

Parabenizo os professores pelas experiências relatadas.Uns fazendo uso dos poucos materiais eletrônicos disponíveis na escola, outros já utilizando com domínio as mais modernas tecnologais, explorando-nas bastante. Chamou-me a atenção o trabalho da profª Margarete Aparecida Dias "Brincadeiras Antigas", a formatura dos alunos do EJA da profª MIriam Raquel, o trabalho do prof.Alex; CDs da profª Adriana Melo; o projeto da profª Gorete. Tenho a certeza de que trabalhos desconhecidos serão modelos aos colegas e coordenadores de escola, acrescidos de um toque de criatividade.
Abraços,Rubia, turma J

Dacirepaa disse...

Gostei dos comentários das professoras Tânia, Suellem e da professora Rose, que citaram o uso do rádio, tv, dvd, cd e o uso correto das lan houses para pesquisas.



Maria Aparecida de Jesus.

FLOWERS disse...

Olá para todos os colegas que enviaram o relato das experiências. A cada relato lido eu tive a sensação de estar alí...Mas escolhi três com os quais me identifiquei plenamente:

Prof. Nei
Em seu relato ele conta a sua experiência num curso de Pós - Graduação. Eu também já sofri muito numa experiência num curso a distância de Língua Portuguesa,foi um sofrimento enorme,não compreendia a linguagem, tinha que abrir tudo e ler muito para realizar os trabalhos.

A profª Andréia relata a importância do uso do vídeo nas aulas,mas de maneira responsável, com objetivos previamente estabelecidos. Gostei muito do seu relato pois demonstra o uso coerente desse recurso tecnológico que temos,e que atrai nossos alunos facilitando a relação professor - aluno - conhecimento.

O professor Alex relatou uma experiência que o deixou magoado.Ele tinha um plano de trabalho, desenvolveu até a metade do caminho da maneira que idealizou e teve que mudar o rumo, segundo ele por "motivo de força maior".
E a recordação de um tempo um pouco distante veio em minha memória. O tempo que os livros da biblioteca da escola não deveriam ser emprestados aos alunos porque seriam destruídos.E hoje temos incentivo de todos para usar a biblioteca.
Então colega professor, estamos no início de um aprendizado coletivo de novos Conceitos de Ensinar e Aprender. E vamos crer que em breve será uma realidade de mudanças:Conceitual; Atitudinal e procedimental.

Lenice Turismóloga disse...

Li alguns relatos de experiencias, todos sem demagogia, são excelentes. Comentarei sobre de duas educadoras a Tânia e Rosenilda.O que posso afirmar com certeza é o resultado positivo da aplicação das atividades, alguns alunos nos surpreendendo sempre, outros acrescentando mais em suas vidas.O que fica claro é que por mais simples que seja a atividade, sempre terá caminhos e resultados diversos benéficos para o desenvolvimento e construção do saber. Lenice

rosana pavanelli disse...

Formadora Estefânia, adorei os relatos que me enviou,servindo de sugestão e reflexão para o meu trabalho.

Aline,adorei seu trabalho com seus baixinhos!! Eles devem ter adorado, e você também. A tecnologia deixou seu trabalho muito mais rico com certeza.
Parabéns, cursista Rosana.

Andréia, seu trabalho com sua turma foi muito rico!! Você deve ter obtido um retorno maravilhoso!
Parabéns, cursista Rosana.

Adriana, achei muito interessante seu trabalho envolvendo os pais, e o quanto a internet se tornou sua aliada de trabalho.
Parabéns, cursista Rosana.

blog da helo proinfo disse...

Concordo com a Alda ,quando ela diz o quanto é´importante enriquecer as aulas e torná-las mais significativas aos alunos.
Também achei muito interssante a maneira como a professora Gorete abordou o tema Fome em sala de aula com osalunos, utilizando-se de vários recursos, inclusive pesquisas pela internet.
A professora Camila também fez um trabalho interessante utilizando-se da camera digital para registrar o trabalho dos alunos.

criatividade disse...

Achei interessante todos os relatos que recebi.Alguns professores já desfrutando dos laboratórios de informática,outros sem ter uma televisão.Essa é a realidade,mas cabe a nós professores criar e desenvolver diversas estratégias,para atuar na formação do aluno.As tecnologias tem o potencial de encantar,mas além desse deslumbramento vem a prática pedagógica.Em relação a isso,todos estão de parabéns.
Fatima Andréia

Andréa Matiusso disse...

Comentando a expêrincia da professora:Patrícia
Eu achei interessante a professora uasr a maquina digital para tirar fotos com os alunos e depois montar um DVD e dar para eles como presente no final do ano.
-----------------------------------------------Comentando a experiência da professora Rose Cipryano
Foi muito interessante a forma como a profªRose observou que um de seus alunos que tinha problema de aprendizagem na sala ,ao se deparar com o uso do computador ,não teve dificuldades.Isso a deixou perplexa e pode entender o quanto a tecnologia desperta o interesse da criança .Portanto acaba sendo para os professores mais uma importante ferramenta de trabalho.
***********************************************
Comentando a experiência da professora Sheila
A profªSheila já faz uso do computador na elaboração de suas atividades ,o mais interessante é que ela inclui fotos de seus alunos como personagens na elaboração de suas atividades.Ficou dez!!

Estratégia do Conhecimento disse...

1° Eu concordo com a reflexão da Professora Tânia sobre as mudanças tecnológicas, pois, os alunos estão na era da informática pensar em dar aula sem ajuda da Internet é uma idéia do passado já que podemos contar com avanço da tecnologia para pesquisar e tirar dúvidas.

2º Gostei do comentário feito pela Professora Doroti, a visão que ela tem sobre as mudanças tecnológicas é realmente interessante, mostra que está preocupada com a importância que dão a tecnologia. Ela está alertando professores e alunos que está novidade é uma ferramenta que veio para acrescentar e não para substituir a educação, pois os professores também aprendem com seus alunos. A relação professor-aluno é muito mais que uma troca de informação pela Internet.

3º O comentário da Professora Marilda e Eliana vem acrescentar o que a maioria das curcista pensa, pois esse veiculo de comunicação que contém os mais diversos conteúdo, é o mais rápido e eficaz.

Blog Menino Arteiro disse...

Li alguns relatos de experiencias dos colegas e gostei muito de todos,vou citar os relatos que escolhi de uma forma geral pois todos aprensenta otimas ideias e resultaos surpreendentes.
Em todos que li percebi que quando se utiliza algum material diferente como as midias em sala de aula os alunos despertam um interesse muito grande sobre o assunto.
Isso se mostra mais forte nas escolas rurais onde o acesso ao computador e mais difícil. A necessidade de incluir as novas tecnoligias na escola é muito importante, colocar os alunos diante delas e mais importante ainda e ter uma visão amigavel delas é necessario pois a cada dia essas tecnologias estão mais perto e fazendo parte do nosso dia a dia.
Enfim cada um conta uma experiencia mais interessanrte que a outra, com resultados muitas vezes melhores que os esperados.

azaléia disse...

Achei muito interessante a possibilidade de ser utilizadas as tecnologias na sala de aula, podendo ser usadas como umm recurso de aprendizagem assim como relataram os colegas Rose e Ramiro.

Blog da Professora Giovana disse...

Gostei muito do relato da professora Suellen, pois é um jeito de atrair ainda mais a atenção dos alunos na hora da história. Como estamos sempre procurando inovar, a dica é muito válida, ainda mais que várias escolas possuem este recurso, o data-show.

Blog da Professora Giovana disse...

Outro relato que gostei foi da Cláudia Eleutério, para utilizarmos a televisão como meio para produção textual.Nota 10, pois além de trabalharmos a observação, opinião, ainda se trabalha a escrita.

EDUCAÇÂO disse...

Gostei da experiência que a professora Suellen relatou pois mostra que o uso da tecnologia faz com que a aula fique diferente atraindo ainda mais a atenção e o interesse dos alunos pela leitura.

EDUCAÇÂO disse...

O comentário acima foi feito pelo cursista wagner da Silva

CANTINHO DA SONIA disse...

Achei muito interessante o relato da Zelma, no qual ela nos conta que sempre procura novidades na internet.
Gostei também da experiência da Suéllen, pois é um recurso muito atrativo para as crianças o uso de apresentação.
E achei muito carinhoso o trabalho da professora Patricia: fazer um dvd com fotos é uma boa forma de registrar os momentos importantes do ano.

Luiz César disse...

Os comentários das professoras: Tânia,Suellen e Rose, que citaram o uso do radio, tv, dvd,cd, como ferramentas de trabalho, como indispensáveis para sua prática pedagógica. Quanto ao uso correto nas lan houses, já se torna um assunto mais complexo, pois,o professor como mediador, deverá orientar seus alunos de forma consciente e realista desta ferramenta tecnologica importante para nossa vida. Luiz Claudio Cezar

Neide disse...

Olá professores!!
Analisando experiências.

Jurandir

Os recursos tecnológicos favorece um aprendizado inovador,aperfeiçoando novas maneiras de aprendizagens,tornando as aulas mais dinâmicas.

Estefânia

Levar os alunos conhecer uma Lan House é muito interessante porque aí começa o processo de descoberta do conhecimento, interesse pela descoberta do novo e isso torna um momento significativo.


Parabéns professores pela experiência.

Neide. abraços.

Neide disse...

GORETE


O trabalho de pesquisa na internet enriquece o conhecimento dos alunos usando diferentes recursos da tecnologia amplia o conhecimento do professor e do aluno.

Parabéns professora . Neide.

KELLY CAMPOS disse...

o relato das experiencias vividas pela professora Erlina, nos leva a pensar em uma forma de introduzir a modernidade em nossas aulas, um fato que muitas vezes é transformado visto como se fosse atrapalhar as aulas , mas ela soube dar a volta por cima e encontrou mais uma pratica pedagogica. Já a professora Zelma, nos mostra um ato que todos os professores deveriam fazer, pesquisar em blogs, atividades para as aulas, pois nesses blogs podemos encontrar muitas coisas boas, e assim, quando nós mesmos, tivermos atividades que deram resultados, também devemos compartilhar com outros educadores. Agora, o que gostei mais mesmo, foi do relato da professora Suelen, que me deu uma grande idéia de usar formas diferentes para contar história, amei mesmo essa atitude e com certeza vou usa-la. Kelly Campos

Kaaa disse...

Bom dia!!!
Vou comentar os retelatos das professoras suellen e rosenilda.
A suellen relatou uma experiência com data show e a rose sua experiência na sala de informática.As duas práticas são relevantes pois chamam atenção dos alunos mais dispersos por se tratar de uma novidade para eles. Por isso é tão importante trazer a tecnologia para a sala de aula.
kátia

Blog de Silvia disse...

Li todos os relatos que me enviaram e gostei bastante de todos.Os que me chamaram a atenção foram os das prof. Anísia,Cláudia e Terezinha.A prof Anísia usou a música que uma das atividades que os alunos mais gostam,eles se encantam com rítmos.A prof. Cláudia aproveitou bem sua aula usando a tv para abordar um assunto bastante pertinente que é o consumismo e as propagandas enganosas.Com esta atividade ela envolveu a família pois os alunos viam a tv em finais de semana para comentarem na sala de aula,aproveitou bem o tema escolhido,uma vez que diversificou bastante as atividades.A prof. Terezinha usou uma transcrição de texto com um excelente aproveitamento.O assunto foi muito envolvente e segundo a prof. seus alunos divertiram-se muito.
Enfim,todos os recursos utilizados com responsabilidade e criatividade são sempre bem-vindos á sala de aula.

Silvia Marli

Educação com a vida disse...

Eu li a experiência da Suelen e gostei muito, poi você contar uma história com a mídia e fazer suspense é muito legal, pois o aluno se encanta e se apaixona.

O da Claudia foi legal, porque eu tenho constatado que os alunos realmente sentem vontade de terem o contato com os computadores.

E o comentário da Zelma também gostei, pois eu também tenho procurado atividades nos bolgs e tem me ajudado bastante

Eliana

merlin disse...

Todos os relatos são interessantes e sempre veem a complementar , acrescentar algo mais à nossa prática.

Parabéns a todas.

Marly

merlin disse...

Como já disse anteriormente todos os relatos são interessantes,destaco esses pois trabalho de forma semelhante:
Profª zelma-utiliza a internet para enriquecer suas aulas.
Profª Maria Aparecida usou o vídeo como suporte.
ProfªAnísia utilizou músicas recebida por email.

Nailda disse...

Olá, colegas.
Achei todos os relatos que me foram enviados muito interessantes e ampliaram as minhas possibilidades no uso das tecnologias em sala de aula.
O relato da colega Suelen foi o que mais achei interessante, o uso do Data Show e o Power Point para contar histórias.
Abraços
Nailda

Cantinho da Profª Cristina disse...

Oi Patrícia, tudo bem?
Gostei muito do seu relato de experiência, pois aproveitou para trabalhar o “Projeto Fome”.
Pois podemos observar que por meio da mídia e dos recursos tecnológicos podemos enriquecer as nossas aulas, tornando mais prazerosa e buscando novos conhecimentos.

Maria Cristina Seabra Correa

Blog da Natalina disse...

Dos relatos que recebi, gostei de todos, pois cada um teve uma experiência diferente e positiva.

------------------------------------------------
A professora Anísia relatou sobre um e mail que recebeu que continha música com movimentos rítmicos o qual aproveitou em sua aula.
Trabalhar com música é muito gostoso, pois desperta o interesse dos alunos, além de desenvolver a coordenação motora, agilidade,destreza, ritmo, etc.

-----------------------------------------------
A professora Suélen relatou que quando estava fazendo estágio, a professora da sala utilizou o data show para contar história.
Achei muito interessante essa experiência, pois é uma nova maneira de contar história,e com certeza mais atraente para os alunos, quiçá daqui alguns anos todas as escolas estejam equipadas com esses instrumentos tecnológicos.

-----------------------------------------------
A professora Zelma conta que pesquisou na internet e encontrou um jogo interessante que aplicou com seus alunos e deu certo.
É muito importante para nós professores estarmos procurando novidades para ajudar na aprendizagem dos nossos alunos.

Blog da Pro Michele disse...

Suellen querida,

Adorei seu relato, fico imaginando a carinha dos alunos nesse momento mágico que a leitura nos proporciona,ainda mais quando vem acompanhado de tanta criatividade e tecnologia.Ainda quero aplicar sua experiência em sala de aula!Adorei!

Blog da Pro Michele disse...

Zelma,

Achei dez seu relato, pois devemos sempre estar inovando nosso trabalho e um dos meios para isso, é a busca por coisas novas, e a internet nos proporciona isso de forma rápida e prática.

Tagarellice Educativa disse...

O relato da professora Ana Cláudia mostrou-se extremamente interessante pela versatilidade da edudadora que soube aproveitar, e muito bem, uma situação ocacional, transformando-a em atividade de grande significado aos alunos. Frisa o modo como as crianças estão sempre abertas a novos conhecimentos e escancara a urgência da necessidade de inclusão digital no currículo escolar. Parabéns, colega!!!

------------------------------------------------

A profª Zelma certamente é um excelente exemplo de educadora. Pesquisou, estudou, planejou e aplicou jogos da internet para enriquecer suas aulas. Os alunos só sairam ganhando com a atitude. Brilhante, professora!!!

------------------------------------------------

Outro relato que merece destaque, entre tantos e de igual importância, é o da professora Roseli. Nele, destaca-se o envolvimento de duas crianças frente à tarefa de pesquisar numa Lan House, via internet, para um trabalho escolar. Isso reforça a ideia de que criança não se interessa exclusivamente por jogos e bate papos na rede em se tratando de computador. Essa ferramenta pode ser muito bem explorada pela escola, com excelentes resultados. Adorei!!!


Claudinha Noronha

Blog da Pro Michele disse...

Ramiro,

Também li essa reportagem na revista escola e gostei bastante.Agora com as salas de informática sendo inseridas nas escolas, devemos aproveita-las bastante e inovando sempre nosso trabalho.

alegria olga disse...

Dos relatos que recebi gostei de todos, pois cada um teve uma ótima experiência diferente e positiva.

A professora Anisia, relatou sobre um email que ela recebeu onde continha boas informações sobre música e ela usou na sala de aula.
Trabalhar com música é muito bom, pois desperta interesse nas criaças e principalmente do nordeste que são ritmo bom movimentado e agitado.

A professora Rose relatou uma observação que teve na lan house, onde devemos ilustrar nossas aulas com pesquisa na internet deixando mais interessante com essas experiências.

A professora Terezinha relatou o qproveitamento que ela obteve sobre as atividades do Saresp, onde teve conhecimento importante na avaliação.

duda/Proinfo disse...

Gostei muito do relato da professora Suelen ao contar sua experiência como estagiaria, onde a professora utilizou o recurso do data show para contar história em uma sala de educação infantil. Com certeza os alunos ficaram fascinados com essa apresentação.

duda/Proinfo disse...

Achei muito interessante o relato da professora Anísia ao utilizar um e-mail recebido de sua irmã com músicas e movimentos rítmicos em sua sala de aula. É isso aí, saber utilizar as tecnologias e informações em benefícios pedagógicos.

duda/Proinfo disse...

Como professores devemos sempre buscar atividades diferenciadas e interessantes, proporcionando aos alunos aulas mais agradáveis, despertando nos próprios o interesse, a participação e a vontade de aprender. Com isso achei muito proveitoso o relato da professora Zelma ao se preocupar em elaborar uma aula interessante para seus alunos, pesquisando atividades em blogs, utilizando-se do recurso da internet em seu trabalho pedagógico.

saudade disse...

Oi pessoal
Gostei muito da experiência tecnológica da professora Maria Aparecida na qual descreve a pesquisa na google - sobre a dengue achei muito legal, pois ela escreveu que achou várias atividades atualizadas sobre esse assunto.
A professora Rose relatou sobre a pesquisa de alguns alunos que estavam realizando trabalhos pedidos pela professora.
Também gostei do relato da professora Anísia a qual descreve sobre musica, acabei acrescentar que essa atividade já utilize em sala de aula.

Luiza.

Rose disse...

Li alguns relatos dos meus colegas de trabalho e gostei muito,quero comentar sobre a atividade desenvolvida pela professora Alda, que registrou o "passo a passo" de uma receita feita por ela em sua casa, depois apresentou para sua turma. Parabéns professora Alda,que dedicação!! Aproveito para parabenizar alguns colegas de trabalho( li os relatos e não me lembro dos nomes) que também foram vencidos pela tecnologia e hoje a utilizam em sala de aula atravéz de câmera digital,vídeos, cds e outros!!É claro que o uso de mídias em sala de aula só enriquecem a nossa prática pedagógica, então...VIVA A TECNOLÓGIA!!

Professora Rosenilda Cypriano

blog da fa disse...

Gostei de varios relatos que recebi,mas o que mais me interressei e parabenizo,é o da professora Adriana de Melo, que além de utilizar mídias em seu trabalho, proporcionou aos pais uma forma de estar por dentro do que seu filho esta aprendendo,assim mostrando o quanto é importante cada aprendizado seja durante uma brincadeira,uma roda de conversa e outros.
O relato da professora Aline também é muito interessante pois filmou os alunos realizando o trabalho proposto e depois exibiu o que realizaram na televisão.
Acredito que os alunos ao se verem produzindo o trabalho na televisão, trouxe mais entusiasmo em aprender, e a professora conseguiu que seu conteúdo se tornasse mais prazerozo e significativo.
Estes relatos compartilhados foram ótimos para ajudar enriquecer meu trabalho.
Professora:Fabiana P. Alves

Maria Aparecida disse...

Analisando as experiências
Luiza
Rose
Anísia

Li os emails e gostei das experiências que a professora Luiza descreveu á colega Estefânia, de levar os alunos pra criar orkut e MSN e da professora Anísia que comentou sobre a experiência da sua irmã que reside em Tocantins, onde a mesma utilizou musica na sala de aula e da professora Rose que relatou sobre crianças que estavam pesquisando na internet, sobre o lixo, pesquisa solicitado pela professora.

Professora Maria Aparecida.

kamal disse...

Lendo os relatos dos profissionais e colegas de trabalho, achei interessante os relatos da Rose e Terezinha.
A Rose nos relato sobre o interesse das crianças na internet, quando bem estimuladas e orientadas possuem responsabilidades para usá-la.
A Terezinha já nos relata sobre o uso do DVD na aprendizagem; o qual bem utilizado enriquece nossos objetivos, havendo uma interação entre professor e alunos.

Carol Francini disse...

Dos relatos passados para mim gostei muito de todos, mas em especial da Ana Claúdia, da Zelma e da Rose, porque os três resumem bem como nós educadores temos que agir diante dessa nova era tecnológica.
O da Ana Claúdia mostra bem o papel do professor em levar os nossos alunos a descobrir movos caminhos, dando a eles oportunidade de entrar em contato com esse mundo tecnológico e virtual.

Carol Francini disse...

O da Zelma(está nova e querida amiga que conheci no curso) completa o da Ana Claúdia que mostra como encontramos muitas idéias na Internet que auxília e faz as nossas aulas se tornarem mais produtivas e significativas. O da Rose mostra que temos que preparar bem os alunos para que eles utilizem todos esses recursos de forma positiva(como os adolescentes da Lan House) e não negativa que infelizmente ocorre muito hoje.

Postar um comentário