quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Comentários do Curso


Caros Cursistas, estou abrindo esse espaço para deixarem seus comentários
com relação ao curso. Seus desafios, suas descobertas, seus anseios...

Enfim espaço livre para vocês ok?






Abraços Formadora Estefânia
proinfosma@gmail.com


65 comentários:

Unknown disse...

Hoje deve-se estar atento as grandes mudanças da humanidade e o rumo a que se conduz. Talvez estar inserido em curso de informática voltado para a capacitação do professor, é se incluir, para incluir outros...
*SHEILA*

Unknown disse...

Querendo ou não é nosso dever estarmos sempre nos atualizando, temos que acompanhar a era da informática. O mundo está cada vez mais desenvolvido e nosso cérebro deve acompanhar isso para não ficarmos paralisados, pois se nossa mente não acompanha esse mundo informatizado tendemos a paralisá- la e viver num mundinho inferior ao todo.
Professores são como médicos, o médico que não se atualiza deixa seu paciente morrer, o professor que não se atualiza deixa o seu aluno analfabeto.
Temos que lutar contra nossos medos, dificuldades, devemos ter em nos força de vontade sempre!!

Unknown disse...

Achei interessante o comentáriodo autor sobre a impor
tância das Tecnologias auxiliando o professor no seu
trabalho do dia a dia.
Sendo muito importante o uso da informática nas escolas.
TANIA APARECIDA DE OLIVEIRA SOARES SILVA

Blog PROINFO São Miguel Arcanjo disse...

Olá pessoal!!!
Estou gostando de ver a interação de vocês, é isso que faz toda a diferença no curso participação ativa! legal!!! Abraços Estefânia

blog Elideise nova visão disse...

Cara tutora Estefânia!
Estou muito feliz com curso,ainda esta no começo,mas já está contribuindo muito com a minha pratica pedágogica.
Espero aprender cada vez mais!
Bjus..

Blog da Rosa Franca disse...

Sim estou gostando muito do curso, a turma é muito legal e a formadora também além de contribuir muito para o nosso crescimento pessoal e profissional.....

Fernandinha Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sararte disse...

Pensei que este curso ia ser como todos os outros de informática, muuiitoo chatooo, mas não, logo no começo aprendi coisas novas e muito interessantes, estou adorando!!
Mesmo por que temos que interagir com os meios de comucação e informação, para podermos transmiti-los, com qualidade.

Blog Camila Alves SMA disse...

Olá stefania! Nas primeiras aulas me senti um peixe fora d'agua.Mas agora achei o caminho pro meu aquário, (brincadeirinha). Com esse curso espero adquirir novas habilidades. E por sinal já estou adquirindo! Obrigada por me ajudar!!! Um abraço, camila

Brisola Lourenço Patrícia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Demilson disse...

Estou gostando muito do curso!
Espero que continue assim até o fim!

Blog M Gorete Seabra disse...

Este curso está ótimo, estou gostando muito.E já estou aprendendo coisas que eu não sabia, hiperlink,criar e-mail...estou descobrindo sites ótimos sobre educação. A apostila pelo que estou vendo é ótima e você, querida formadora, está nos ajudando muito. Obrigada pela sua dedicação e esforço.Parabéns!
Um grande abraço, Estefânia!
Gorete

Unknown disse...

Eu estou muito contente com este curso ,pois está me ajudando a conquistar este novo desafio.
Obrigada pela paciência,Estefânia

Flavia

Fernandinha Souza disse...

Oi, pessoal....
Estou aprendendo muito e acredito que vou aprender ainda mais.
Gostaria de agradecer pela oportunidade de realizar este curso para ampliar meus conhecimentos e minhas prática pedagógicas. Beijos...
Fer

Blog da Rubia disse...

Estefânia,o atual curso está sendo de muito proveito para mim.Sou meio devagar e estou achando bastante rápidinho e tento pedalar para acompanhar.Sei que a minha aprendizagem vai depender da minha prática com o computadore e espero não parar mais.Obrigada pelo recomeço.Abraços, Rubia.

Brisola Lourenço Patrícia disse...

O que é novo hoje amanhã já é passado ...E como é bom ter pessoas como você que nos ajuda a fazer parte desse novo conhecimento da era digital.É como se fosse aquela primeira professora que tivemos.E foi através dela que hoje somos o que somos.Ela nos ajudou a dar o primeiro passo.E você será a minha primeira professora na era digital a qual está me ajudando a dar os primeiros passos.Estou feliz e amando este curso..

Unknown disse...

Estou adorando!
Adoro desafios... E, a informática para mim, sempre foi o maior deles. Tenho certeza que vencerei mais este.
Beijos...

luciana disse...

olá,tdo bem??
Gostaria de dizer aqui que estou gostando muito do curso,para mim está sendo super produtivo.
Esta oportunidade chegou na ocasião certa,pois neste mundo atual em que estamos vivendo hj em dia, precisamos de constantes mudanças.
agradeço pela oportunidade.....
até mais
abraços^.^
Luciana Alves

Blog da Rose curso de formação disse...

Estefânia, estou adorando este curso que será muito proveitoso para o aprimoramento das nossas praticas pedagogicas.

Unknown disse...

Estou motivado com relação ao conteúdo do curso, as aulas estão sendo muito bem ministradas e com certeza utilizaremos todos os recursos possíveis em sala de aula para melhorar nossa prática pedagógica.
Abraço

FLORES AMARELAS disse...

OI ESTOU MUITO SATISFEITA COM ESSE CURSO.ESTEFÂNIA É MUITO PROFISSIONAL,BEIJOS.

Unknown disse...

Oi Estefânia!
Demorou mas chegou um curso que realmente atende as minhas necessidades!E a Formadora é de qualidade!
Beijos

Estefânia disse...

Olá. Pessoal!!! Fico feliz em saber que estão gostando do curso, eu estou gostando de ver a participação ativa de vcs. Estou muito satisfeita com o comprometimento que estão demonstrando! Parabéns
Abraços
FORMADORA ESTEFÂNIA

Unknown disse...

Oi Estefânia
Estou gostando do curso é dinâmico e ao mesmo tempo que nos leva a refletir e navegar em mundo de informações e descobertas contribui a nossa prática docente.
bjos...

Mundo Divertido disse...

Oi Estefânia
Estou gostando do curso, pois a vinda da tecnologia me ajudou nos meus planos de aulas, nesse mundo contemporâneo é fundamental interargirmos com essa realidade.
Tenho visto muitas dicas que com certeza usarei no meu dia a dia.
BJSSSS

criatividade disse...

Olá,Estefânia estou adorando o curso,acredito que irei aprender muito com ele.
Abraço

Cantinho das atividades disse...

Olá Mônica e Stefânia, estou adorando o curso e sei que vamos utilizar muito o que estamos aprendendo.
Bjs para vocês.
Visitem meu blog:
http://lbganbarros.blogspot.com

Maria Agostinho Rocha disse...

Mesmo hoje, após anos e anos assim como um simples lápis trouxe insegurança para aquelas pessoas, hoje os avanços da técnologia pode nos assustar.
O professor precisa acompanhar a evolução da técnologia, pois estas trazem muitas mudanças, e frente a tudo isso ela precisa de pessoas evoluídas, éticas e preparadas para tais.

gabrielguilhermeelívia disse...

Olá cara formadora Estefânia, estou gostando do curso, embora ainda esteja encontrando dificuldades na realização e no envio das atividades, mas acredito que com o passar do tempo estarei desenvolvendo mais habilidades para realização das mesmas e assim utilizando de forma enriquecedora na minha prática docente.

Eliana Campos disse...

Ola formadora Estefania,estou encontrando um pouco de dificuldade,mas acredito que o resultado final sera muito enriquecedor na minha formação.

Silvia Sidney disse...

REFLEXÃO DO TEXTO - METÁFORA DO LÁPIS

REFLETINDO O TEXTO, PODEMOS DIZER QUE DESDE HÁ MUITO O MUNDO VEM SOFRENDO TRANSFORMAÇÕES; O HOMEM VEM EVOLUINDO, MUDANDO SUA MANEIRA DE AGIR E DE PENSAR, CONTUDO, NÃO DIFERENTEMENTE DO ONTEM, HOJE, EM PLENO SÉCULO XXI, O NOVO CONTINUA DESPERTANDO NAS PESSOAS SENTIMENTO DE PREOCUPAÇÃO E INCERTEZA, CONSEQUENTEMENTE, E, TEMENDO QUE O NOVO INTERFIRA NO VELHO DE MANEIRA NEGATIVA, ISSO ACABA PROVOCANDO RESISTÊNCIA ÀS MUDANÇAS.

michelly-khrys disse...

to apanhando da modernidade mas agradeço a oportunidade e os desafios oferecido pelo curso!! cara tutora estefania grata michelly turma E

Hisako O.Silva disse...

Olá, Estefânia, estou adorando o curso.Está sendo um desafio, pois tenho muito a aprender!

Hisako O.Silva disse...

REFLEXÃO: "METÁFORA DO LÁPIS"

Desde os tempos mais remotos, a humanidade procurava aperfeiçoar-se tecnologicamente, como ficou visível na matáfora do lápis. Hoje estamos vivendo um momento histórico de um conjunto de transformações no campo da comunicação, informação e formação que cria uma nova realidade , subentendida como novo espaço de conhecimento. O importante é não se intimidar e vencer esse "estigma" e descobrir novos caminhos e modos de atuar que favoreçam um diálogo com a tecnologia ao promover a inclusão digital. Assim,precisamos não só pensar na modernização da educação, mas repensar as novas funções do educador como mediador desse processo.

Mônica Gaudêncio disse...

Uma sugestão a todos é conhecerem o blog da professora Laura. Criativo, dinâmico e cheio de sugestões!! Valeu por compartilhar sua experiencia, prô!!! Muito legal!!!!

http://lbganbarros.blogspot.com

Unknown disse...

Maria Tereza Soares Piloto
Após a leitura do texto a metáfora do lápis, podemos observar que o mundo está em constante evolução e que devemos sim acompanhá-la, mas também devemos saber e aprender as coisas simples, pois se um dia houver um pane em todas as tecnologias sobreviveremos, pois teremos diversos conhecimentos tanto os simples como os complexos.

Fabíola Gracielle disse...

Fabíola Gracielle Medeiros
Por mais difícies que sejam as mudanças,devemos olhar pelo lado bom delas e tirar proveito disso,com as tecnologias dos computadores temos que nos manter atualizados e cada vez mais usar em benefício a nossas aulas,pois é um mundo rico em pesquisas, novos conhecimentos e aprendizados,é só adequar conforme nossa realidade e enriquecendo sempre nosso trabalho.

Unknown disse...

Carolina S.Martins
No texto pudemos perceber a resistência que as mudanças , os avanços causam nas pessoas.Isso é absolutamente normal,o medo do desconhecido.O que não pode acontecer é que esse medo possa impedir a nossa adaptação à essas mudanças que na verdade vêm em nosso auxilo, que são facilitadores para nós.
Não podemos nos acomodar aquilo que ja conhecemos e sim estar abertos e a procura de novos horizontes.

Brisola Lourenço Patrícia disse...

Quando li a metáfora sobre o lápis, pude refletir o quanto o ser humano a todo instante tem a necessidade de copiar, criar e inovar seus conhecimentos.Cada uma de suas descobertas é mais um passo num infinito caminho, onde, cada passo significa algo novo.Mesmo que alcancemos a velhice, nossos cabelos brancos não terão forças para alcançar muitas das vezes o que sonhamos ou planejamos para o futuro.Mas no caminho onde nossos olhos se fecharem com certeza deixaremos nossas experiências que servirão como base para novas descobetas.Apesar que tudo o que é "novo", nos causa medo, mas ao mesmo tempo curiosidade ao desconhecido.Penso eu...graças a essa curiosidade que temos é que sentimos a necessidade de ir ao enconto do "desconhecido".Porque o ser humano tem a necessidade de estar sempre inovando seu conhecimento.Muitos tendem a resisitir a essas mudanças que vem para inovar nossa vida.Não podemos ficar acomodados.Descartá-las no mundo globalizado e na era digital que vivemos atualmente é impossível.No passado o surgimento do lápis causou grande euforia no comportamento da humanidade.E hoje, quem diria o e-mail é a grande inovação onde trocamos a todo o momento o grafite por teclas digitais.E você, vai querer ser um lápis a vida inteira, vai?

paty disse...

ai meu deus é tanta correria mais vou vencer monica tenha paciencia comigo eu to na rotação lenta . estou adorando esse curso.

Unknown disse...

Olá Estefania, como vai??? Até que enfim consegui postar meu comentário....
Com relação ao curso, posso dizer que está sendo de grande valia para mim,é muito bom aprender coisas novas, é muito bom quando podemos desafiar nossos limites e vencê-los e é gratificante quando conseguimos aplicar essa aprendizado no nosso dia a dia.Enfim... estou gostando, apesar do temp que acho curto e corrido demais para tatas informações e alunos, sabemos que vc está dando o melhor de sí para seus alunos.
Obrigada, Adriana Melo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

OLÁ A TODOS ESTE CURSO ESTA SENDO MUITO PROVEITOSO ESTOU APRENDENDO COISAS NOVAS E ESSA META ESTARMOS SEMPRE EM BUSCA DO NOVO E APERFEIÇOARMOS!BJS A TODOS!
CÁSSIA

Fabíola Gracielle disse...

O curso está me ajudando a desenvolver melhor meu uso com os computadores,assim tirando bastante proveito do que ele pode nos oferecer.Fabíola

CERI disse...

Estefânia...
Este curso esta me incentivando cada vez mais, me deixa com muita vontade de aprender,sem medo de aperfeiçoar a nossa aprendizagem que estava estacionada.
Fico muito feliz de estar com você novamente!
Abraços da Amiga Kátia

Unknown disse...

ESTAMOS NOS SENTINDO UM POUCO ATRAPALHADAS COM TANTAS NOVIDADES MAS,COMO TODO BOM BRASILEIRO "NÃO DESISTIMO NUNCA"
ABRAÇOS
SANDRA E ANDRÉIA

Blog Gomide disse...

Estou tendo um pouco de dificuldade para
fazer as tarefas devido a falta de tempo,está sendo um desafio, mas estou gostando muito.
Quero agradecer a todos que me tem dado uma ajudazinha.

doroti disse...

Comentário: Doroti
Realmente toda mudança assusta. O desconhecido é sempre motivo de medo. É fácil trabalhar com experiências comprovadas. Hoje é indispensável todos os meios de comunicação para atingir uma geração de mudanças constantes. Sabemos da importância do professor, porém se faz necessário acompanhar toda evolução tecnológicas.

rosana pavanelli disse...

A preocupação do ancião,quando surgiu o lápis,"incomodou".Hoje,com o avanço tecnológico,educadores devem estar preparados para não serem "incomodados",mas que "incomodem",com sede de saber,sempre mais,mediando com qualidade.

PROF JURANDIR disse...

Estou gostando muito do curso, apesar das dificuldades, estou esforçando para aprender!
Com esforço e dedicação chegarei lá!!

Unknown disse...

Comentário unidade 4
Nesta unidade podemos perceber e analisar algumas facilidades das comunicações via internet ( chats, fóruns, listas de discussões).Foi ressaltado ainda os cuidados que devemos ter nesse tipo de comunicação para que possamos nos fazer entender ( netiqueta).
Lembrando sempre que toda essa modernidade tem que ser bem usada para assim facilitar nosso dia-a-dia.

Cantinho da Prôle! disse...

Olá pessoal!
O curso esta sendo muito bom e importante pois temos que estar sempre atualizadas!
E deixa dizer: nossa formadora Monica é maravilhosa, com uma extrema paciencia e dedicação com seus alunos!
Valeu
Alessandra

rosana pavanelli disse...

Olá Estefânia,
Estou gostando muito do curso, está muito útil para minha vida, inclusive escolar.
Abraços, Rosana

blog prof infantil Ana disse...

Olá Mônica.Este curso com certeza irá colaborar muito com minha prática pedagógica.
Continue sempre com essa paciência que tem com todos.
Um abraço! Ana Cláudia

Brincando e aprendendo disse...

Olá Estefânia!
Eu ainda tenho dificuldades para usar o computador, mas acho interessante aprender, pois o mundo de hoje exige essa habilidade das pessoas. Agora com a oportunidade que estou tendo no curso Proinfo espero me incluir no mundo digital, usufruir desses recursos e utlizá-los para facilitar a minha vida social e profissional.
Marilda

kamal disse...

Olá Mônica !

Lendo os relatos dos profissionais e colegas de trabalhos achei interessante os relatos da Rose e Terezinha
A Rose nos relatos sobre o interesse das crianças na internet, quando bem estimulados e orientadas possuem responsabilidades para usa-la
A Terezinha já nos relata sobre o uso do DVD na aprendizagem o qual bem utilizado enriquece nossos objetivos havendo uma interação entre professor e alunos.

Anisia Mello Cordeiro

Inêsprofessora disse...

Oi... Gostei de todos os relatos das colegas: Ivone, que usou da música no projeto folclore para animar e ensinar.Ana Carolina, que usou da tecnologia para poder, ver o quanto é gratificante alguém que descobre o novo aprendendo a aprender,alunos do EJA. Gorete: que desenvolveu o projeto fome, despertando nos alunos a partilha e a solidariedade, valores essênciais.Todas usaram muito bem a tecnologia que é uma ferramenta para nossa pratica pedagógica. Inês.

novas tecnologias,diferentes aprendizagens disse...

Olaaá Estefania ;estou tentando desvendar esse enigma, mas tá difícil

doroti disse...

Olá Estefania! Li as experiências dos colegas e gostei de todas. A professora Eliana falou do projeto DIA DAS MÃES, achei muito criativo e profundo.Quem não fica
emocionado com suas músicas preferidas?
Tecnologia e criatividade deu certo!

doroti disse...

Olá Estefania!A experiência do professor Ney foi positiva.Pudemos acompanhar seu trabalho e perceber o quanto os jogos desenvolvem o raciocínio lógico dos alunos.

Educação é minha vida disse...

Oi Estefânia!
Gostei muito da experiência desenvolvida pela Regina, pois ela utilizou várias fontes de pesquisa: a net, livros e pesquisa de campo que, segundo meu ponto de vista, para excelentes resultados, devem caminhar juntas.

Mirian Raquel

Educação é minha vida disse...

Desculpe o atraso Estefânia,
No relato da professora Aline pude observar que ela se utiliza de tecnologias simples como a camera digital e a prudução de DVD com o uso do computador. Mas ela, também utilizou outros recursos como a produção escrita para concluir a atividade. Não esquecer daquilo que já possuímos, mas aliar as práticas convencionais às novas tecnologias é o fundamental.

Falei.

blog prof infantil Ana disse...

Olá Mônica,

Gostei do relato da Cristina Machado, achei interessante a forma com que ela trabalhou com os alunos através da informática. Eu também já mostrei fotos para os alunos, mas geralmente dos trabalhos realizados em sala de aula ou de viagens com eles. Gostei da idéia de mostrar fotos da cidade.
Legal também as atividades que a Zelma preparou através da internet.
Até a próxima aula.
Ana Cláudia

Lenice Turismóloga disse...

Primeiramente, quero registrar que o curso é bom e estou aprendendo utilizar alguns instrumentos que são muito importantes e "faceis" de por em pratica, as tutoras sempre atenciosas conosco. Bem a respeito dos relatos que li, são de primeira qualidade, que educadores criativos, persistentes e observadores. Parabens.Lelê

Unknown disse...

Querido educador.
A infojara Informática de São Miguel Arcanjo instala o Linux Educacional em seu computador sem ter que formatar sua maquina ou perder nada, inslalamos ele dentro do windows, como se fosse um aplicativo comum, podendo ser executado a partir de uma janela sendo assim mais facil alternar entre o Linux e Windows usando os dois ao mesmo tempo. Sou marido da Professora Paula Fernanda a qual já usa este sistema. Para tirar qualquer duvida ligue: (15) 97072335. Obrigado.

Postar um comentário