segunda-feira, 5 de outubro de 2009

METÁFORA DO LÁPIS





Após reflexão do texto percebemos que mudanças geralmente não são aceitas pela maioria das pessoas, que existe muita resistência para mudar, para quebrar paradigmas, aquilo que está estabelecido e aparentemente entendido como "certo."Hoje pensamos, será mesmo que um simples lápis na sala de aula causaria tanta preocupação?Relacionando o texto com nosso dia-a-dia nos deparamos com a informática, os cds, a internet os e-mail e este mundo de informações, tão presentes na maioria da vida de nossos alunos. Relutamos em aceitar esta transformação que agora está ao nosso dispor nas escolas da qual ainda não sabemos tirar proveito de tudo que pode oferecer para nossos alunos. Também chegamos a acreditar que os professores não seriam mais necessários e todos seriam autônomos na construção de seu conhecimento. Hoje sabemos que a máquina jamais substituirá o professor e o justo é inserir todas estas tecnologias para o melhoramento de nossas aulas ao expor os conteúdos e sem medo ir em busca de novos conhecimentos para facilitar a compreensão dos conteúdos para os alunos.

Sugestão de vídeo: Dificuldade com  novas tecnologias

As Formadoras


Caro Cursista deixe sua reflexão partindo da leitura feita da Unidade 2

88 comentários:

Alda Cristina disse...

A reflexão que faço sobre esse texto é que quando surgiu o lápis foi considerado um estímulo para o aprendizado,com muito jeito e cuidado foi aos pouco introduzido no contexto escolar de cada aluno. Hoje percebemos que há mudanças significativas em modo de nos comunicar, e, temos diferentes gêneros textuais no nosso atual contexto tecnológico; navegamos num oceano de informações independente da localização geográfica sou capaz de me comunicar com outra pessoa.

Alda Cristina

Unknown disse...

Formadora Estefania gostei muito da sua reflexão com relação a metafora

Projeto Coral de Natal disse...

Todo meio de aprendizagem tem seu valor!
È uma evolução! Porém se torna difícil e contraditório apropriar se do novo, se não mudarmos simultaneamente os paradigmas do ensino.Caso contrário servirá somente de verniz,um paliativo ou uma jogada de marketing para dizer que nosso ensino é moderno. Como diz Ruben Alves: "HÁ PROFESSORES EUCALIPTOS E PROFESSORES EDUCADORES".Os eucaliptos, nem com toda tecnologia do mundo permite a mudança,outros tem toda a tecnologia, mas não o dom de multiplicar o saber.Outros já nascem com o dom e tecnologicamente com a mente aberta a mudanças e fazem a diferença.Outros, tudo sabem mas nada fazem.
A maquina não supera jamais o Educador, Mas os eucaliptos serão cortados!
E as capacitações? E os computadores nas escolas? E esses programas mascarados do governo. Será que todos os Professores têm computador e acesso a internet?
A corrida é veloz!Mas ainda somos uma tartaruga em meio a evolução!

Unknown disse...

Texto de Reflexão

Resistência Gera Exclusão Digital

Após a leitura do texto sobre a nova descoberta com relação ás inúmeras utilidades e funções do lápis, fica constatado a grande resistência e insegurança em descobrir e usar o novo, as consequências que podem causar. Levando em consideração, especialmente, nós professores devemos estar inseridos no mundo tecnológico, trata-se da maior inovação na era do conhecimento, em termos de educação. Muitos profissionais encontram muita resistência em aprender o novo, as novas tecnologias trás um novo conceito de educação, de ensinar, cumpre de maneira eficiente á função de atualizar saberes permitindo-nos realizar um trabalho melhor, diversificado e moderno, através das ferramentas que a tecnologia proporciona. É um grande desafio para nós, mas, ao mesmo tempo uma oportunidade ao mundo da educação, porque o universo de conhecimento está sendo revolucionado, que ninguém vai sequer perguntar a educação se ela quer se atualizar. Devemos, há necessidade de mudanças, repensar a dinâmica do conhecimento no seu sentido mais amplo e as novas funções do educador como mediador frente ás novas tecnologias de comunicação. Diante das situações, a ausência destes conhecimentos gera a exclusão digital, que hoje é vivida por algumas comunidades menos favorecidas, tornando-se ainda mais crítica quando temos como público alvo os educadores, principalmente áqueles que atual nas séries de ensino fundamental e que exercem na pirâmide do conhecimento, são responsáveis pela base do saber.

Neivaldo Seabra, 07/10/2009

Unknown disse...

Valeu Estefânia, consegui!!!

Nailda disse...

As tecnologias estão trazendo muitas mudanças para educação, e frente a tudo isso ela precisa de pessoas evoluídas, éticas e preparadas para tais mudanças.

Nailda

Unknown disse...

Diante da velocidade das informações em nossos meios de comunicações torna-se fundamental que o professor esteja inserido nessa nova realidade, já que os alunos de hoje em dia estão cada vez mais mergulhados nessas novas tecnologias digitais e para que o professor e a escola não fiquem ultrapassados é necessário acompanhar o ritmo dessa evolução.

José Eduardo

merlin disse...

Cada dia aprendo mais...
Hoje aprendi a criar uma conta.

Marly

Blog da Professora Giovana disse...

Eu estou gostando do curso pois ele é bem dinâmico, a hora passa bem rápido pois são vária atividades no mesmo dia. Espero que continue assim.
Beijos Giovana.

Unknown disse...

Complexa,pois tenho muitas dificuldades.

Professora Suéllen disse...

Estou gostando muito das aulas, pois elas são dinâmicas e oferecem muitos textos para refletirmos.
Suéllen

Unknown disse...

O curso proinfo está ótimo,tenho aprendido muito.nem percebo a hora passar e em casa tenho praticado.

Valeu Mônica!


ADILSON

Unknown disse...

cada dia aprendo mais, estou gostando muito.a dificuldade existe , mas não podemos desistir o
desafio é grande , mas vamos vencer.



Rose

Tagarellice Educativa disse...

José manuel Moran discorre sobre os perfis dos profissionais da educação, classificando-os em automotivados e os que precisam de motivação externa. E pensar que já pertenci ao primeiro grupo um dia...


Cláudia Noronha

Unknown disse...

Está sendo muito bom o curso,pois já estou brigando com minha filha pelo computador de casa.Muito obrigado por esta oportunidade.

Ramirinho

Cantinho da Profª Cristina disse...

Estou gostando das aulas,pois precisamos sempre estar renovando e dando chances a nós mesmos para as oportunidades que surgem em nossas vidas.


Maria Cristina

rosa disse...

AGRADEÇO PELA AJUDA NESSE NOVO DESAFIO.

Obrigada!

Marilene

Helda disse...

Tudo nos tem levado a refletir sobre o "novo",a repensar antigas ideias sob um novo olhar ,levando a compreensão do mundo e de si mesmo ,abrindo novas portas ,recriando e redirecionando a construção do conhecimento.
acredito.
Helda

Projeto Coral de Natal disse...

Debruçada a burocracias...triste sem motivação. Esse curso colore minha vida e as leituras me inspiraram canção!

Desejo a todos, sonhos cálidos e pálidas esperanças!

Blog Camila Alves SMA disse...

O texto é muito interessante. E essas evoluções continuam ocorrendo dia-a-dia. Uma prova disso é a tecnologia que está cada vez mais modernizada.
cursista camila- turma j- formadora stefania

Blog PROINFO São Miguel Arcanjo disse...

Caros Cursistas!
Muito bom ver a participação ativa de vocês.
Esse é o maior objetivo desse blog introduzir a construção cooperativa do conhecimento, todos ajudando todos a avançar.

Boas participações para todos!

Abraços

FORMADORA ESTEFÂNIA

Blog M Gorete Seabra disse...

Reflexão do texto_ A Metáfora do lápis
Hoje para nós, o lápis, tão útil e tão simples,mas no início da sua descoberta não foi assim. Com o avanço tecnológico dos meios de comunicação, de certa forma, sentimos o que nossos ancestrais sentiram, alguns, medo, insegurança, outros acham que não são capazes de aprender a lidar ou saber utilizar o novo. Assim como houve a necessidade de se preparar e descobrir, aos poucos, a utilidade do lápis, também nós temos que nos esforçarmos para dominar as novas tecnologias que vem surgindo e também descobrirmos as mil e umas utilidades que elas tem. Não podemos ficar parados, precisamos buscar conhecimentos, praticar, inovar. Não podemos ficar para trás, somos educadores, formadores, orientadores, nossos alunos se encontram na era da informática, nós temos e sempre teremos um papel importante na educação. A função que temos de orientar, monitorar, formar, educar... nenhuma máquina poderá substituir. Mas,devemos compreender que os recursos que vieram e, muitos que virão, assim como o lápis, possibilitarão um enorme avanço na qualidade de ensino, que devemos estar preparados para utilizarmos e direcionarmos nossos alunos para a eficiência dos mesmos.

Unknown disse...

Reflexão sobre o texto:" Metáfora do lápis"

Após a leitura do texto percebo que quando se fala em evolução da humanidade não se pensa em evolução dos sentimentos, pois as incertezas e os medos diante do novo são as mesmas desde as épocas mais remotas.
O mundo contemporâneo contempla o mesmo cenário, onde há pessoas com sentimento de repulsa diante do uso do "Lápis" do momento, e outras com idéias voltadas para o futuro, que acreditam nas transformações sem danos e com reais contribuições para a evolução da humanidade.
O fato é que o Lápis que causou tantos transtornos e preocupações para os habitantes das cavernas, se instalou na sociedade da época e contribuiu para o avanço de novas descobertas e transformações para o mundo caminhar em busca de novos conhecimentos a favor do desenvolvimento humano.
Importante ressaltar que o valor histórico do "Lápis" daquela época somente aconteceu sobre o domínio de mãos sábias.

Carinho disse...

Estou gostando do curso embora tenho dificuldades; é uma busca constante de informações, mas estou confiante

Mundo Divertido disse...

Reflexão do texto: "Metáfora do Lápis"
O texto trata de um momento evolutivo na vida daqueles que moravam em cavernas, com o surgimento do lápis. Antes do surgimento deste, as crianças ficavam ouvindo as histórias de um ancião e faziam as contas com os dedos das mãos, após o surgimento do lápis as crianças começavam a escrever e fazer os cálculos.
Diante da tecnologia, nós também sentimos receio do novo e com certeza aqueles antigamente sentiam quando surgiu o lápis.
A cada dia que passa a tecnologia está mudando a vida de todos. Como por exemplo a tecnologia digital.

criatividade disse...

O mundo esta se transformando,novas descobertas acontecem a cada momento.Como aconteceu com o lápis,agora são as tecnologias da informação e comunicação que estão presente e ficarão por muito tempo.E o professor precisa acompanhar a evolução,para que o processo ensino-aprendizagem ocorra de forma eficaz,visando o aluno como principal centro de referência de toda ação pedagógica.Fatima

crie e copie disse...

ASSIM, COMO O SURGIMENTO DO LÁPIS TROUXE INSEGURANÇA PARA AS PESSOAS DA ÉPOCA, OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS TAMBÉM PODEM NOS ASSUSTAR.A CERTEZA É QUE, HOJE EM DIA, O LÁPIS TORNOU-SE COMUM E NECESSÁRIO PORQUE ALGUÉM ATRIBUIU-LHE O VALOR CORRETO E ENCONTROU UMA FUNÇÃO PARA ELE.O MESMO ACONTECE COM A TECNOLOGIA NA VIDA DO EDUCADOR: É UMA FERRAMENTA IMPORTANTÍSSIMA PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA.

Unknown disse...

graca_ruivo
Sou retardatária no curso, estou com bastante trabalho para fazer, mas estou gostando, pois tudo é novidade e requer atenção,disponibilidade e um grande desafio devido a minha idade. Como para aprender não tem idade, aceito com prazer esse desafio. Sei que sou capaz, porque estou bem acessorada.
Obrigada Estefânia pela oportunidade.

Maria Agostinho Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maria Agostinho Rocha disse...

Mesmo hoje, após anos e anos assim como um simples lápis trouxe insegurança para aquelas pessoas, hoje os avanços da tecnologia podem nos assustar.
O professor porém precisa acompanhar a evolução da tecnologia, pois estas trazem muitas mudanças, e frente a tudo isso ela precisa de pessoas evoluídas, éticas e preparadas para tais.

gabrielguilhermeelívia disse...

Esta história faz um paralelo entre a era primitiva com a atual nos mostrando os avanços tecnológicos com os quais devemos caminhar

Eliana Campos disse...

Faz uma comparação com o primitivo e o comtemporâneo,onde todo surgimento de uma novidade vem causar certos incomodos porem devemos saber usar desses incomodos para incomodar ou seja para recriar e criar com os avanços tecnológicos atuais e levar os nossos alunos a serem construtores de saber e não somente estudiosos de saberes feitos.

Unknown disse...

Esta metáfora apresenta uma reflexão sobre o uso das novas tecnologias na educação que se encontra no processo de aceitabilidade, por parte dos seus profissionais , remete nos a pensar sobre essas novas ferramentas tecnológicas na sua prática pedagógica e seu uso enquanto ferramenta para a melhoria da qualidade no processo de ensino-aprendizagem.As tecnologias sempre existiram, mesmo que não reconhecidas por essa nomenclatura. Elas são as ferramentas que usamos para solucionar, da melhor forma, questões as quais levariam, talvez, muito tempo para resolvê-las, tornando mais prático e confortável o processo de excussão das nossas atividades diárias.

felicidades a mil disse...

A tecnologia tem um papel no desenvolvimento de habilidades para atuar no mundo de hoje. Por meio das novas tecnologias, amplia-se a observação, experiências, ajuda a turma a refletir sobre as atividades a serem realizadas,mas essas ferramentas vigentes no dia a dia causa resistência, insegurança para o professor. Deve-se entender que a educação se origina no desenvolvimento histórico da ação do homem sobre a natureza, uma vez que ao executar o seu trabalho, ele desenvolve a construção do mundo histórico, da cultura e do mundo humano, devemos considerar a metáfora do lápis algo maravilhoso nessa formação de elaboração do processo educativo, tão remoto e ao mesmo tempo tão presente, na qual as máquinas não superarão nunca o Educador

Blog da Ivone no curso Proinfo disse...

O texto "A metafora do lapis"mostra o quanto as mudanças são dificeis de serem aceitas pela maioria das pessoas que são resistentes e inseguras em relação ao novo.
Assim como o surgimento do lápis trouxe insegurança na epoca ,hoje o avanço da tecnologia também nos surpreendem com a velocidade que as informações chegam até nós em tempo real.
A tecnologia ganha cada vez mais espaço na sociedade,na vida e na educação.
Cabe a nós educadores utilizar esta importantíssima ferramenta em nossas práticas pedagógicas.

Mônica Gaudêncio disse...

Meninas e meninos, fico muito feliz em ver que vcs estão aproveitando esta ferramenta com autonomia e interesse!! PARABENS!!! (formadora Mônica)

FLORES AMARELAS disse...

ola;reflexão metafóra do lapis

MUITAS MUDANÇAS OCORREM,E MUITAS SÃO AS ENSEGURANÇAS.TUDO LEVA A TRANFORMAR-SE.A NOVA GERAÇÃO PEDE,TEM VONTADE DE APRENDER.ISSO NOS LEVA A PENSAR QUE AGORA É HORA DE FAZER O MELHOR DE DAR O MELHOR DE NÓS.

FLORES AMARELAS disse...

Aprendendo e ensinar a ser livres

José Manuel Moran

A pior forma de escravidão é a de sentir-nos prisioneiros de um horizonte
estreito,fechado,medroso e desesperador;sem acreditar
que podemos mudar.
Precisamos lutar contra a insegurança,deixar de pensar que poucos conseguem.Mais ir a trás de nossas realizações.Temos que pensar que a educação se transforma ,quando temos vontade vamos buscar,liberdade,sucesso sem perder a responsabilidade.

Pensar que pessoas são fundamentais e únicas,dando a eles estímulos e oportunidades.Elevar a alto- estima e dar recursos para uma formação intelectual e social.
Temos uma sociedade,onde se cobra muito,e os menos favorecidos tem pouca chance.Mas temos que reverter esse quadro,ter esperança,amar a vida ,amar o próximo. Só assim construiremos uma formação mais solida ,com parceiros dignos em busca de grandes momentos,para se chegar a um resultado único que é Aprender com liberdade.

Alex disse...

Muitos docentes no mundo atual, nos estudos e inclusão da prática docente ante as tecnologias e o resultado de suas transformações na sociedade, ainda vem causando certo medo, insegurança,de lidar ou saber utilizar o novo.
A partir do momento que as escolas possuirem tais meios tecnológicos e uma formação permanente a ser oferecida,uma capacitação adequada aos professores, o uso do computador e suas ferramentas,serão com certeza, instrumentos significativos para o processo de ensino e aprendizagem, e ajudar na socilização e transmissão de conhecimento do dia-a-dia de cada discente, e comprovar realmente, o quanto será enriquecedor ao potencial que um professor poderá desenvolver eacrescentar em sua prática. Para tanto é imprescindível cumprir com o seu papel no sentido de mediar esta situação. O professor com a sua formação e interesse é a peça primordial neste processo e nunca será trocado por máquina.
Alex Sandro

Unknown disse...

Após ler essa metáfora do lápis , percebemos que a maioria das pessoas não aceitam as mudanças , que existe muita resistência para mudar aquilo que está estabelecido. Depois dessa mudança , será mesmo que hoje um simples lápis na sala de aula nos causaria tanta preocupação e medo ?
Hoje temos a informática , os CDs , a internet , os e-mails tanta informação que está presente na vida de nossos alunos , talvez nem todos tenham essa informação , mas a maioria .
Agora está ao nosso dispor nas escolas , mas ainda não sabemos tirar proveito e como podemos usar com nossos alunos .
Sabemos que esta tecnologia é para o melhoramento de nossas aulas ao expor os conteúdos , sempre ir em busca de novos conhecimentos e para melhor compreensão dos conteúdos para os alunos .
Devemos sempre estar abertos para o novo sem medo de por em prática essas novas tecnologias na nossa rotina diária .

Unknown disse...

Essa metáfora faz nos refletir sobre as mudanças de forma geral como algo que inquieta e exige novas posturas e adaptações para que realmente aconteça. E ainda mais nessa sociedade que exige a cada dia novas habilidades e formações que origina a necessidade da mudança, pois é uma sociedade diferenciada dos outros momentos históricos. A necessidade e vontade de mudança estão relacionadas à constatação das lacunas ocasionadas entre o que a sociedade está pedindo da formação dos indivíduos e o que o espaço escolar está oferecendo para dar conta disso.

Alex disse...

Estou achando muito interessante o curso, e espero que continue assim até o seu término.Precisamos sempre nos atualizar,mesmo sendo complexo , não devemos desistir.

Unknown disse...

TUDO O QUE É NOVO ASSUSTA, E QUANDO ESTAMOS NOS ACOSTUMANDO COM A MUDANÇA, LOGO CHEGA UMA IDÉIA OU INFORMAÇÃO MAIS NOVA AINDA.MAS É ENFRENTANDO AS MUDANÇAS QUE CHEGAMOS AOS BONS RESULTADOS. AS TRANSFORMAÇÕES SÃO NECESSÁRIAS PARA QUE POSSAMOS CAMINHAR LADO A LADO COM A EVOLUÇÃO DO MUNDO.BJS KELLY CAMPOS

Unknown disse...

Após ler a metáfora do lápis pude concluir que devemos estar antenados as evoluções da técnologia se quisermos acompanhar e participar de maneira positiva e mediadora da evolução de nossos alunos e filhos, pois da maneira que as coisas estão se inovando, se não inovarmos nossa metodologia corremos o risco de parar no tempo e só ocupar espaço sem razão de ser. Mas por outro lado devemos nos policiar para não nos tornar escravos da técnologia, despresando o passado, pois fizemos parte dele e com ele começamos escrever nossa história, nossa trajetória de Educador e como toda história tudo tem seu começço, meio e fim, que nós usemos a tecnolia como uma ferramenta do bem, como um meio e não como um fim.
Adriana Melo

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog da Rosa Franca disse...

Reflexão "Metáfora do lápis"

Ainda criamos uma certa resistência a tudo que é novo. É um grande desafio para nós todas essas transformações.
Mas com essa metáfora podemos refletir sobre a importância de fazer parte de todo esse processo na busca de novos conhecimentos.

Blog PROINFO São Miguel Arcanjo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

ESTAMOS VIVENDO NOVOS TEMPOS, A NOVA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO, DAS NOVAS TECNOLOGIAS. E NÓS ENQUANTO EDUCADORES PRECISAMOS CONHECER PARA MUDAR,APRIMORAR E INOVAR NOSSA PROPOSTA DE TRABALHO.

OBS: ESSA POSTAGEM É DA MARIA CLAUDIA B.VOLTA (TURMA D)

Blog PROINFO São Miguel Arcanjo disse...

Como ainda não criei um E.mail estou emprestando o endereço na Web da minha cursora - Mirian Raquel


Metáfora do lápis

Quando fiz a leitura deste texto recordei-me da metáfora da caverna, escrita por certo filósofo grego, se não me engano "Platão", na qual existia dois mundos: um dos residentes na caverna e outro dos que habitavam fora dela. Os que viviam dentro da caverna tinham medo de sair e conhecer o mundo das sombras, imaginavam o que existiria fora de "sua caverna", mas o medo os impedia de aventurar-se do outro lado. Talvez para que houvesse uma aproximação entre os dois mundos fosse necessária a invasão da caverna. À princípio, causaria medo, assombro e surpresa, mas à medida que os contatos e as relações fossem se estabelecendo os dois mundos se transformariam, um aprenderia com o outro a usar seus recursos em beneficio de ambos.
Acredito que a humanidade evolui à medida que consegue romper barreiras, sair dos seus espaços fixados, estabelecer relações com o meio, repartir idéias e ideais, aceitar limitações comuns, ampliar sua visão criando e recriando com propósito de viver melhor.
As tecnologias são apenas um exemplo de evolução que continuará se aperfeiçoando e, se bem utilizada, podem ser instrumentos de aperfeiçoamento da humanidade.

Eliana Lopes disse...

As modificações ocorrem com freqüência neste mundo em que vivemos, para tanto existe um período de transição onde a uma acomodação do que é novo, e assim vamos aos poucos valorizando as descobertas e destacando o quanto ela é útil para o nosso dia a dia. Como vimos no texto o lápis tem a sua história e promove a melhoria no modo de se fazer registros. Portanto nobres colegas estejam abertos a conhecer todos os novos mecanismos trazidos pela tecnologia, sem temer o futuro, pois deles necessitaremos para enriquecer o conhecimento.

Eliana Lopes - Formadora Estefania

вℓσg ∂α ρrσƒєssσrα cαrσℓ ✿◕‿◕✿ disse...

METÁFORA DO LÁPIS
O texto nos mostra o impacto que o "novo" causa nas pessoas e a importância de se atualizar, de se adaptar e de se adequar às novas mudanças e transformações, como ocorreu com o surgimento do lápis, e trazer essas "novidades" para nossa sala de aula.
CAROL OLIVEIRA - FORMADORA ESTEFÂNIA

Blog Gomide disse...

REFLEXÃO DO TEXTO: METÁFORA DO LÁPIS.
O texto nos mostra a semelhança entre o aparecimento do lápis na era primitiva com o computador na época atual. Assim como o lápis foi uma novidade e ao mesmo tempo que fascinou alguns, causou a rejeição a outros , hoje o computador também causa esse mesmo efeito. Nós precisamos aceitar as evoluções
pois elas vem para facilitar e melhorar a nossa vida, seja no campo pessoal ou profissional.

Construindo Ideias disse...

O curso nos abre a possibilidade de melhor utilizarmos as TICs na nossa prática pedagógica, enfatizando a inclusão digital. Na educação ,no entanto, sabemos que a adesão de novos recursos de aprendizagem são sempre muito discutidos , e nessa discussão toda,sobra opinião e falta atitude em mudar e pensar em novas práticas. No caso das novas tecnologias de comunicação não há como ignorá-las na sala de aula pois seu uso social já faz parte da realidade e sua não adesão significa excluir-se do mundo moderno.
Maria Amélia- Formadora: Estefânia

novas tecnologias,diferentes aprendizagens disse...

A partir dessa metafora podemos concluir de que a inovação tecnologica hoje,nos traz tanta insegurança e apreensão quanto o lapiz para os homens das cavernas pois para nós os mais velhos , a tecnologia é um bicho de sete cabeças, mas temos que ter conciência de que é um desafio a ser enfrentado por nós , visto que estamos no 3ºmilênio as tecnologias fazem parte do nosso cotidiano.

Renata disse...

Hoje em dia, quando a expressão “Tecnologia na Educação” é empregada, dificilmente se pensa em giz e quadro-negro ou mesmo de livros e revistas, muito menos em entidades abstratas como currículos e programas. Normalmente, quando se usa a expressão, a atenção se concentra no computador, que se tornou o ponto de convergência de todas as tecnologias mais recentes (e de algumas antigas). E especialmente depois do enorme sucesso comercial da Internet, computadores raramente são vistos como máquinas isoladas, sendo sempre imaginados em rede – a rede, na realidade, se tornando o computador.
Faz sentido lembrar aos educadores o fato de que a fala humana, a escrita, e, conseqüentemente, aulas, livros e revistas, para não mencionar currículos e programas, são tecnologia, e que, portanto, educadores vêm usando tecnologia na educação há muito tempo. É apenas a sua familiaridade com essas tecnologias que as torna transparentes (invisíveis) a eles.
Renata-Turma F- Formadora Estefânia

Inêsprofessora disse...

Tudo que e novo gera medo mas e preciso mudar.pois é uma ferramenta que nos ajudara profissionalmente e no nosso dia A DIA.

blog laurapsico disse...

Ainda é difícil aceitar as mudanças, as novas tecnologias e a própria aprendizagem,ora nos parece complicado, mas assim como o lápis foi uma invenção inovadora no seu surgimento, muitas outras invenções virão.Como a tecnologia continua presente em nosso cotidiano e avança dia-a-dia, devemos ser educadores conscientes de que não devemos viver bitolados na lapislogia, e que se não acompanharmos esses avanços nos incluindo na era da digitalização, viveremos à margem dos nossos alunos

Fazendo sorrir disse...

HOJE EM DIA A TECNOLOGIA ESTÁ MUITO AVANÇADA, MAIS NUNCA DEVEMOS DEIXAR PARA TRÁS O NOSSO PASSADO POIS ,É A PARTIR DELE QUE CONSTRUÍMOS O QUE TEMOS HOJE

Fernandinha Souza disse...

As tecnologias, assim como o lápis, também já foi um dia, por si só não transformam as ações é preciso uma mudança nas formas de pensar, nas atitudes e nas ações para inovar e assim transformar a educação.

Silvia Sidney disse...

REFLEXÃO DO TEXTO - METÁFORA DO LÁPIS

REFLETINDO O TEXTO, PODEMOS DIZER QUE DESDE HÁ MUITO O MUNDO VEM SOFRENDO TRANSFORMAÇÕES; O HOMEM VEM EVOLUINDO, MUDANDO SUA MANEIRA DE AGIR E DE PENSAR, CONTUDO, NÃO DIFERENTEMENTE DO ONTEM, HOJE, EM PLENO SÉCULO XXI, O NOVO CONTINUA DESPERTANDO NAS PESSOAS SENTIMENTO DE PREOCUPAÇÃO E INCERTEZA, CONSEQUENTEMENTE, E, TEMENDO QUE O NOVO INTERFIRA NO VELHO DE MANEIRA NEGATIVA, ISSO ACABA PROVOCANDO RESISTÊNCIA ÀS MUDANÇAS.

luciana disse...

"O Lápis"
Esse texto nos mostra o medo do desconhecido pois não sabemos se vai dar certo,mas precisamos nos conscientizar que em cada época surgem novas necessidades e desafios relacionadas a utilização das tecnologias de informação e comunicação.
As informações digitais recebidas através dos computadores em rede, provocam mudanças significativas nos modos de comunicação, letramento e gêneros textuais.
O professor deve se atualizar sempre, refletindo sobre a importância dos instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas melhorando a sua prática docente e contribuindo para um ensino de qualidade.
Luciana Alves

PROF JURANDIR disse...

Reflexão sobre a metáfora do lápis.

Quando as crianças eram mandadas para as cavernas para diminuir os encomodos e dar mais sossego aos pais, eles ficavam a cargo de um ancião da tribo, onde aprendiam a decorar os ensinamentos que lhes eram passados e depois recontar o que tinham aprendido.
Não era fácil aprender, ate que surgiu o lápis, uma nova tecnologia que causou um impacto muito grande para a época, ficaram fascinadas com a descoberta.
O lápis fora no passado uma grande descoberta, uma tecnologia maravilhosa, quanto o computador é hoje, havia grande preocupação com as crianças, que precisavam aprender apontar o lápis, segura-los entre os dedos. Atualmente esta acontecendo com os computadores o que acontecia em relação ao lápis.
Os anciãos estavam preocupados com as crianças das cavernas. Quem não sabe manusear o computador esta na caverna, por assim falar.



Jurandir José dos Passos
Turma: D
Formadora: Estefânia

blog da helo proinfo disse...

Realmente aceitar novos desafios e mudanças se tornam difíceis. A maioria acredita que não precisa mexer no que está determinado correto, por isso, a dificuldade de aceitar o que é novo.
Diante da tecnologia que está presente no dia-a-dia, principalmente junto as crianças que têm acesso a esse mundo virtual, é preciso aceitar e procurar tirar proveito de tudo isso, da melhor forma possível.

aline disse...

A metafora do lápis nos transmite uma mensagem; que devemos nos abrir as tecnologias mudando nossas práticas e assim oferecendo oportunidades importantes na preparação do aluno para o seu futuro e do país.

Marateo - Artes disse...

As mudanças vem ocorrendo, as pessoas devem estar abertas a inovação.
A metáfora foi usada para mostrar que uma novidade causa preocupação e até mesmo rejeição, enquanto não for totalmente aprendida, para que possa ser passada com total conhecimento a outros.

Unknown disse...

Eu entendi que é difícil nas pessoas aceitarem as mudanças e sempre tem alguém que aceita ou tem uma visão diferente para revolucionar e chamar a atenção para precisão daquilo.

Brincando e aprendendo disse...

Devemos estar preparados para se adaptar as novas mudanças, pois as evoluções estão sempre acontecendo e hoje a tecnologia será uma nova ferramenta de apoio aos professores para se interar mais do processo ensino aprendizagem e proporcionar mais conhecimentos aos alunos.

blog da gilmara cristina disse...

RESUMO DA ATIVIDADE 4

Nesta Unidade fala sobre as ferramentas dos recursos tecnológicos

As ferramentas de comunicação e interação, além de considerar nos procedimentos de segurança e etiqueta na rede da internet, ajuda- nos a compartilhar, negociar, e a informar,...

Lenice Turismóloga disse...

Precisamos utiliza com sabedoria os instrumentos de comunicação, pois, é de suma importância seu uso para desenvolvermos nosso profissional e social.

Professora Sandra Iori disse...

METÁFORA DO LÁPIS
O "novo" sempre assusta aquele que tem responsabilidade;então o lápis é inserido no texto representando um símbolo daquilo que é o desconhecido e, hoje nos é apresentado novos símbolos,a internet,mp7,gps,etc...
Com muita disciplina e cuidado,apesar da resistência poderemos nos adequar e conhecer o "novo";mesmo que nomomento ele assuste um pouco .

natalie disse...

podemos aproveitar o e-mail para melhorar e diversificar e modernizar as atividades do dia -a -dia , na escola .
Deixar as aulas atrativas e dinâmicas , enquanto que nas atividades pessoais, o e-mail nos permite agilizar tarefas, garantindo boas compras e desenvolve o conhecimento através do ensino a distancia permitindo a todos novas oportunidades de cursos .As atividades elaboradas pelo computador ficam mais claras também .

Marcos Junior & Esportes disse...

unidade 4
Muitos países já utilizam a rede, nas escolas públicas, como um meio de comunicação, o correio eletrônico foi o primeiro meio a ser utilizado em grande escala, tornando-se um meio eficaz de comunicação entre professores e alunos das mais diversas localidades.

alegria olga disse...

Unidade4

A tecnologia hoje em dia esta presente em todos os momentos do nosso cotidiano.

Pois temos que ficar muito atenta como educadoras.As criança de hoje estão mais avançada,por isso temos que estar preparada para o dia dia.
Muitos utilizam o meio de comunicaçao, eletronico tornando mais eficaz entre professores e alunos.


Olga azanha

Margarete Dias disse...

As novidades, tanto tecnológicas como quaisquer outras, causam, a princípio, uma reação de estranheza. Se elas forem produtivas e realmente importantes, aos poucos vão sendo incorporadas e adaptadas às diferentes necessidades.
No caso das novas tecnologias em particular, penso ser uma novidade útil e desafiadora. Cabe a nós submetê-las às nossas necessidades!

Blog da Rubia disse...

Reflexão sobre o texto: metáfora do lápis

Por que abominamos as mudanças? Por que elas nos causam tanto medo, receio, mal estar, angústia?
Há quanto tempo, os americanos já fazem uso dos computadores nos bancos, comércio, escolas, nos lares, em todos os possíveis lugares? E nós?
Os computadores começam a chegar vagarosa e humildemente às nossas escolas rurais. Os nossos alunos, curiosos, são ávidos por conhecer, manusear, aprender, brincar, jogar, pesquisar, comunicar-se, ”bater papo” através dos computadores e nós, maioria dos professores, nem sabemos, ainda, como ensiná-los, orientá-los... Tudo porque somos avessos às mudanças? Acomodamo-nos?Somos resistentes? Falta-nos oportunidades? Será que o lápis, o giz, o quadro-negro, a caneta e o caderno serão sempre nossos maiores aliados e limitados instrumentos de trabalho? Adoro escrever, copiar, estudar escrevendo... Confesso, a informática nunca foi o meu “forte”, mas necessito adaptar-me às mudanças; não me deixar dominar pelos meios de comunicação e pela tecnologia, mas usá-la pausada e cautelosamente, sem resistências...Sabe, já estava me sentindo constrangida quando me pediam meu e-mail e eu não o possuía. Agora já o tenho.
Assim como a máquina de escrever, o lápis e a caneta tinteiro dominaram o universo por séculos, o computador chegou com força total e já domina o mundo. Está aí para ser usado com seus prós e contras; a cada dia mais sofisticado e atualizado, tornando tudo vertiginosamente mais rápido. Jamais substituirá o professor, mas o Ensino à Distância também já não é mais utopia, é fato...

Rubia, turma j

blog Elideise nova visão disse...

Esta metáfora me fez refletir sobre minha prática diária,o que tenho buscado e principalmente o que tenho deixado passar,esse paralelo que a metáfora fez com a internet e o lapís,essa evolução tem sido inavitável,o mais inevitável e que nós educadores acompanhe essa evolução,usando-a como grande aleado,para que nossa prática didatica se torne cada vez mais significativa para nossos alunos.

Neide disse...

Resposta sobre a metáfora do lápis

Lendo a metáfora do lápis pude observar o quanto o conhecimento não para e se inova a cada instante.
Os conhecimentos que adquirimos hoje, serão velhos amanhã.Mas os servirão como ponto de partida para mais um novo conhecimento.
A cada dia passamos por transformações em nossos comportamentos; se resistirmos as mudanças as novas tecnologias, não conseguiremos acompanhar muitas das vezes o ritmo de novos alunos que já chegam para nós informatizados.
O lápis foi muito útil naquela época que o descobriram.
Hoje ele é ainda muito utilizado, mas já é substituído por outros meios tecnológicos.
Isso prova que o conhecimento não para e não podemos nos acomodar.

SONIA disse...

OI!!
Essa metáfora nos ajuda a refletir nossa própria prática, nos leva a pensar como ja evoluimos e que ainda precisamos evoluir, As mudanças sempre nos assustam, mas elas acabam por nos fazer muito bem. O medo que temos de encarar essas novas tecnologias é natural, mas estamos todas empenhadas em aprender e melhorar nossas aulas. Assim como no passado o lápis foi e ainda é útil para nós hoje o computador e outras ferramentas nos ajudam e muito em nosso trabalho.

Unknown disse...

METÁFORA DO LÁPIS.
É muito difícil para determinadas pessoas aceitar as mudanças,o que não é admissivel é que professor não se recicle e fique parado no tempo,principalmente se for da rêde pública que tem oportunidades de serem capacitados sem muito custo, pois a SEC.proporciona aos professores.Nos tempos de hoje não se admite que qualquer profissional,não pesquise para melhorar o nível,a vida está aí de vento em polpa.(como a música de Cazuza-O tempo não para),se nós não tantarmos acompanhar fica dificil.
O Curso de Mídias está sendo ótimo para mim porque está me forçando a pesquisar mais sobre como utilizar as ferramentas,links no PC.Procuro me informar mais detalhado com colegas que já estão mais evoluidos na informática e assim eu vou crescendo e me desenvolvendo profissionalmente e na vida particular.

Sônia Costa.Ciclo Básico(oferta 3)

novas tecnologias,diferentes aprendizagens disse...

Concordo com você Flávia,Nunca devemos nos esquecer de que graças as experiência do passado que temos a tecnologia que tanto facilita nosso cotidiano.

Ivanise

novas tecnologias,diferentes aprendizagens disse...

Margarete,com scerteza as novas tecologias são um grandr desafio e que para nos os mais "antiguinhos "o desafio é ainda maior,pois temos dificuldades em incorporar essa nova realidade,mas sou extremamente teimoso e vou vencer esse desafio.

Ivanise

Estratégia do Conhecimento disse...

Comentário de Tereza Helena.

Metáfora do lápis

Após a leitura, refleti sobre o texto, o novo não é fácil aceitarmos, geralmente são poucos que estão abertos a novas mudanças, pois faz rever sua prática que julga correta, e mudar toda a sua estratégica e construir outra.
A resistência de mudanças esta fundamentada, nessa revisão da prática que vem desenvolvendo, trabalhando e que está estabelecida e julgamos “correto”.
A questão do lápis na sala de aula, porque tanta preocupação?
Muitos textos do nosso dia-a-dia são tirados da Internet, pois são mais atuais para inserirmos esse oceano de informações aos nossos alunos.
A tecnologia, as máquinas, jamais substituirá o professor, mas temos que estar nos capacitando, abertos para os novos, acompanhada o avanço da tecnologia e usar a nosso favor, mediando na construção do conhecimento dos nossos alunos. Que a tecnologia seja mais uma ferramenta na formatação de alunos autônomos.

Alex disse...

Olá professora Estefânia, está atrasado o meu comentário sobre as experiências dos colegas, mas a resposta chegou.ok?
Achei muito interessante as experiências vivenciadas e relatadas pelos colegas do curso. Algumas experiências penso até desenvolver em minha sala de aula.

Professora Adriana Melo

Desde o seu início ate os dias atuais nos serve de exemplo,principalmente em relação a insegurança da tecnologia do computador no dia-a-dia na prática sala de aula. Achei muito interessante o seu trabalho, e gostei muito do envolvimento dos pais em sua prática e ainda mais da idéia de gravar fotos a cada bimestre das atividades lúdicas e enviar para eles.É por meio da computação que você está levando as informações mais rapidamente e com certeza elevando o desenvolvimento intelectual dos alunos.

Professora Regina:

Foi admirável o trabalho que você desenvolveu em sua escola,de lidar com o que é diferente e com tudo aquilo que se afasta dos padrões estabelecidos até os dias atuais, tarefas que anos atrás seria inimaginável para estes alunos. Esse ambiente de aprendizagem apoiado pelo computador, propicia a realização de atividades pedagógicas auxiliando nas necessidades sociais e educativas e habilidades intelectuais a cada um dos alunos. E através da computação é que o processo de aprendizagem de cada discente,será essencial para a construção de conhecimento nos dias atuais

Professora Renata
Parabéns pelo seu trabalho.Com certeza o uso do computador é um instrumento significativo para o processo de ensino e de aprendizagem e ajuda até na socialização da sociedade em geral. Para tanto é imprescindível cumprir com o nosso papel ao adquirir esse material ,a ser utilizado um dia pelas escolas em busca da inclusão dos alunos ,as necessidades de cada um,no desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem dos mesmos.

Até mais a todos os cursistas.

Cantinho da Profª Cristina disse...

METÁFORA DO LÁPIS

Desde os tempos remotos a humanidade procura inventar, criar e inovar.
A roda era quadrada, hoje é redonda. São as mudanças que nos ajudam a progredir ,a construir um mundo melhor.Lendo a metáfora do lápis é notável o quanto o homem é capaz de inovar seus conhecimentos.
O lápis naquela época foi uma grande descoberta e no mundo de hoje ele é apenas um simples lápis. Que muitas das vezes de tanto apontar as crianças trocam por lapiseira,pela praticidade que ela tem.Mas ele serviu de base e de aperfeiçoamento para novas invenções que chegamos até hoje que é o email.
Já trocamos o lápis hoje pelas teclas digitais. Por isso que cada dia que passa temos que nos adequar a novos conhecimentos sem resistir as mudanças.
Pois elas serão para nós de grande importância para sobreviver ao mundo globalizado de hoje.



Maria Cristina Seabra Correa

CERI disse...

Amiga Estefânia...
Adorei os relatos das colegas sobre as ferramentas que utilizam no seu dia à dia!
Considerei as palavras da colega Ivanise de ser uma Teimosa...Adorei pois,tem horas que temos que ser teimosinhos.....rsrsrs...
A Amiga Adriana Melo já conheço o seu trabalho e destaco muito essas suas atividades pois, são de Grande valia para seus alunos, percebo que com isso vem a motivação para com os pais.
E concordo com a Marilda...pois as inovações estão ai e precisamos encará-las pois o tempo não para e não
espera por isso e que temos que aderir as mudanças para que nosssos alunos sejam previlegiados!

Abraços...

Neide disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neide disse...

Adorei a metáfora do lápis, e isso acontecesse sempre porque a invenção da descoberta não pára por aí,porque a todo momento há novas descobertas tecnológicas, científicas que até nós assusta como uma enxurrada de informações.
Com as informações da tecnologia avançada supera a cada dia mais a busca e o aprimoramento do conhecimento do Homem, superando barreiras e novos conceitos na aprendizagem.Tudo
que é novidade cria um clima de insegurança, mais isso promove a um aprendizado significativo para o mundo,uma mudança que funciona como um oceano de informações de divulgação mundial,interação entre indivíduos, independente da localização geográfica.

Abraços

Neide.

Carolina Medeiros disse...

As tecnologias estão trazendo muitas mudanças para educação, e frente a tudo isso ela precisa de pessoas evoluídas, e isso acontece sempre pq a invenção da descoberta não para por ai.Precisamos renovar sempre.
Paula

Postar um comentário